O que dizer na entrevista do Cras?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Informações pessoais: nome, idade, estado civil, escolaridade, renda, ocupação, etc. Informações familiares: composição familiar, renda familiar, moradia, saúde, etc. Informações sobre a situação atual: motivo da procura pelo CRAS, problemas e necessidades atuais, etc.

Para serem incluídas no Cadastro Único, as famílias precisam:

  1. Ter renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
  2. Ter renda acima desse valor, mas estar vinculado ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

Para se cadastrar no Bolsa Família é necessário estar inscrito no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo, o CadÚnico. A inscrição pode ser feita em um posto de cadastramento ou atendimento da assistência social no município (CRAS). Para localizar o CRAS mais próximo em seu município, clique aqui.

Informações sobre a situação atual: motivo da procura pelo CRAS, problemas e necessidades atuais, etc. Informações sobre a história de vida: histórico de trabalho, renda, moradia, saúde, etc. Informações sobre os recursos disponíveis: renda, bens, programas sociais, etc.

Auxílio Brasil: guia completo sobre o assunto. O Auxílio Brasil é o novo programa social do Governo Federal que veio para substituir o antigo Bolsa Família. Atualmente, ele atende cerca de 18 milhões de famílias que possuem uma renda mensal per capita inferior a R$ 210.

Possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo; Possuem renda mensal familiar total de até três salários; Possuem renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou querendo algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.

Deverão ser apresentados o CPF e um documento com foto do responsável pela família, e comprovante de endereço.

Emitir comprovante da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal É a emissão do documento que comprova a sua inscrição no Cadastro Único. É possível retirá-lo pela internet através do endereço, aplicativo ou de forma presencial nos postos de atendimento do Cadastro Único no município.

R$ 89,00

Para receber o Bolsa Família em 2023, as famílias precisam atender a alguns critérios. Entre eles estão: ter renda mensal por pessoa de até R$ 89,00; ter gestantes, crianças e adolescentes de 0 a 17 anos na família; estar com o cadastro atualizado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais); entre outros.

O acesso ao Bolsa Família é determinado pela renda per capita familiar. Caso cada integrante receba menos de R$ 218 por mês, a família será contemplada no benefício. O programa pagou, em junho, o maior valor médio de sua história, de R$ 705,40.

O trabalho do Visitador Social por meio da visita domiciliar é fundamental. É preciso conversar e explicar o motivo da entrevista, que é coletar informações sobre a situação de vida das famílias. O Visitador deve ser comunicativo, educado, sem impor sua presença ou ser autoritário.

Site do Cadastro Único do Governo Federal, pela guia “Meus benefícios”; Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania: ligação para o número 121; Atendimento da Caixa Econômica Federal: ligação para o número 111; WhatsApp da Caixa Econômica Federal: número 0800 104 0104.

O cruzamento foi feito a partir de 11 bases de dados. Foi utilizada também uma plataforma desenvolvida pelas secretarias de Governo Digital e de Previdência e Trabalho. A nova base será usada também para outros programas de renda e de emprego que venham a ser lançados.

Para o programa, o conceito de grupo familiar corresponde às pessoas que residem conjuntamente. É por isso que não é possível que duas ou mais pessoas no mesmo endereço recebam o Auxílio Brasil.

O Serviço Social no CRAS tem como finalidade acompanhar as famílias referenciadas a ele.

Principais perguntas de entrevista para assistente social e como respondê-las

  • Pergunta 1: Por que você escolheu a profissão de assistente social? ...
  • Pergunta 2: Como você lida com situações de alta pressão? ...
  • Pergunta 3: Quais etapas você segue para indicar recursos aos clientes?

A Equipe Técnica do CRAS desenvolve atendimentos psicossociais, ações como visitas domiciliares, encaminhamentos e orientações, estudos sociais, acolhimentos, promoção ao acesso de documentação pessoal, cadastramento socioeconômico, elaboração de relatórios e prontuários, atendimentos individuais ou grupais, ...

Para a seleção, as famílias habilitadas, em cada município, serão ordenadas de acordo com os seguintes critérios, sucessivamente: menor renda familiar mensal per capita; maior quantidade de integrantes menores de 18 anos; famílias que estejam habilitadas de forma ininterrupta há mais tempo.

O titular deve comparecer ao CRAS levando seu CPF, o Título de eleitor e comprovante de residência e ainda levar uma cópia de cada documento para cada membro da família.