O que dizer depois da homilia?

Perguntado por: acordoba . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Você deve ter notado que logo que o padre finaliza a homilia, passados alguns momentos, ele convida a assembleia para rezar o Creio em Deus Pai. Também chamamos essa oração de Credo, ou de Símbolo dos Apóstolos, ou ainda de Símbolo da Fé.

As aclamações "Palavra do Senhor" e "Palavra da salvação" são usadas nas celebrações sacramentais ou não sacramentais com esquema da Liturgia da Palavra semelhante ao da Missa: leituras, salmos, Evangelho.

A missa é dividida em quatro partes principais: Ritos Iniciais, Liturgia da Palavra, Liturgia Eucarística e Ritos Finais.

Encerre sua oração
Após dizer tudo o que gostaria, você pode terminar sua oração, dizendo: “Em nome de Jesus Cristo. Amém.” Fazemos isso porque Jesus nos ordenou a orar em Seu nome, e tudo o que fazemos deve ser feito em nome Dele.

Deve levar em consideração que, se estiver de pé, precisa fazer um sinal de reverência antes de receber a Hóstia. Naquele momento, o sacerdote levanta a hóstia e diz "O corpo de Cristo", e o comungante deve responder "Amém".

O sacerdote preside a Santa Missa, é a cabeça da ação litúrgica e conduz a assembleia que está constituída o povo de Deus. “Portanto, é direito do sacerdote ou do diácono proclamar o Evangelho dentro da Santa Missa.

A norma institui o Dia Estadual da Proclamação do Evangelho, a ser comemorado, anualmente, em 31 de outubro. A proposta (PL 352/2021) havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa em dezembro de 2022 e aguardava a sanção do Executivo para passar a valer.

Para as leituras do evangelho ou da Bíblia fora das celebrações, não há necessidade de dizer o anuncio inicial “o Senhor esteja conosco”. Não existe um presidente da celebração, todos são participantes até mesmo o que conduz a leitura bíblica.

Salvador Jesus, tem piedade de mim, pela intercessão daquela que te trouxe ao mundo, e de todos, ó Jesus, os teus santos, e de todos os profetas; meu Salvador Jesus, torna-me também digno das delícias do paraíso, ó Jesus amigo dos homens.

O povo responde: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo. Ou: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco. O povo responde: Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

Liturgia eucarística. É a parte mais importante da Missa, do ponto de vista litúrgico, pois contém a sua parte central, a Consagração (oferta e Comunhão do Pão e do Vinho). Onde o pão e vinho, segundo a fé católica, se tornam o Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

Antífona de Entrada: São breves palavras que o sacerdote ou diácono fazem para introduzir os fieis na Missa do dia. Em regra, costuma a ser um versículo bíblico que tenha total ligação com o “tema” da missa, com as leituras que serão feitas durante o Rito da Palavra. Saudação: Toda a assembleia de pé.

Vale dizer que a Igreja recomenda que, quando o padre faz o rito de elevação da hóstia e do cálice, a assembleia deve permanecer olhando para o sacerdote. A inclinação da cabeça e a breve prece pessoal devem acontecer quando o padre faz a genuflexão e coloca a hóstia (e depois o cálice) novamente sobre o altar.

Os Ritos Iniciais são compostos pela entrada do sacerdote, pelo Sinal da Cruz e saudação aos fiéis, pelo Ato Penitencial, pelo Glória e pela Oração da Coleta. A entrada do sacerdote acontece com o cântico inicial, entram juntamente com o padre: o diácono (caso tenha) e os ministros que ajudarão o sacerdote.

Oração de Gratidão
Obrigada, Pai, por tudo que me destes e por tudo o que sou. Obrigada pelo dia de hoje, por tudo de bom que me aconteceu, por todos os desafios que me permitistes enfrentar, por tudo o que consegui com a vossa graça (diga uma ou mais coisas que aconteceram no seu dia pelas quais você se sente grata).

Oração de gratidão a Deus
Obrigado, Pai, por Teu perdão e por dar-me uma vida plena e abundante. Senhor, a Ti, que és o Criador de tudo o que sou e do que possuo, dedico a minha vida, clamando para que eu veja e faça sempre a Tua vontade, e que minhas obras honrem e glorifiquem o Teu Nome.

A oração subordinada final inicia-se por «para que» ou «a fim de que». Exemplo: «Não basta a tua vontade para que tudo se arranje.» Neste frase complexa, a oração subordinante é «Não basta a tua vontade».

Ó Virgem Maria, Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, glória do povo cristão, alegria da Igreja Universal, Salvação do mundo, rogai por nós e despertai em todos os fiéis a devoção à Santíssima Eucaristia, a fim de que se tornem dignos de comungar todos os dias.

BÊNÇÃO FINAL: aquele que preside a celebração convida os fiéis com a invocação “O Senhor esteja convosco”, à qual os fiéis respondem “Ele está no meio de nós”. Essa invocação novamente lembra aos fiéis que a bênção vem por intermédio de Deus.

A Igreja nos ensina que não podemos Comungar em pecado mortal sem antes se Confessar. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio, etc.