O que dizem as vozes que na depressão?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

"As pessoas que sofrem de depressão utilizam um espectro mais estreito de vogais do que as pessoas que não sofrem da doença", observa Scherer. "Elas arrastam a fala, gaguejam, fazem pausas mais longas, não se esforçam direito para falar como fazem as pessoas sem depressão", disse.

Pessoas depressivas usam bastante pronomes singulares em primeira pessoa, como "mim", "eu" e "eu mesmo", e usam com menos frequência pronomes em segunda e terceira pessoa, como "eles", "ela". Esse padrão sugere que pessoas depressivas estão mais focadas nelas mesmas e menos conectadas aos outros.

1 - Ouça com atenção e acolha
Ouvir o que a pessoa tem a dizer é uma das melhores formas de ajudá-la. Olhe nos olhos, preste atenção e leve em consideração o que ela está dizendo. Não desmereça a sua condição. Exerça a empatia e ofereça o seu suporte e acolhimento, sem julgamentos.

A depressão psicótica é o tipo mais grave, causando alucinações, dores e sensações irreais. O seu diagnóstico é bem mais fácil de se realizar já que obviamente os sintomas de delírios chamam muito mais a atenção do que uma pessoa que esteja simplesmente triste.

Surtos depressivos: um humor depressivo e uma perda de interesse ou prazer são os sintomas-chave da depressão. O paciente pode dizer que se sente triste, inútil e liquidado, desesperançoso com uma espécie de dor emocional agonizante. Aproximadamente 2/3 dos indivíduos deprimidos pensam no suicídio e 10 a 15% o cometem.

Uma pesquisa realizada na Holanda sugere que uma em 25 pessoas ouve vozes regularmente. E pesquisadores britânicos na Universidade de Manchester afirmam que, ao contrário da crença tradicional, ouvir vozes não é necessariamente um sintoma de doença mental.

Mas agora isso é comprovado cientificamente. Um estudo da Universidade de Freiburg na Alemanha comprovou que pacientes que sofrem de depressão podem, à níveis biológicos, enxergar “acinzentadamente”. Isso porque a sua percepção do contraste das cores é alterada.

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

O estudo indica que a doença dilui o contraste entre o preto e o branco e, por isso, o mundo do depressivo se torna, literalmente, cinza. Nos pacientes mais graves, a resposta da retina foi mais frágil.

O depressivo, em geral, tem uma visão negativa de si, do mundo externo e do futuro. Ele se percebe inadequado, carente… chega a pensar que não possui atributos necessários à obtenção da felicidade. Outra característica que se verifica é o fato do deprimido acreditar que o mundo lhe faz demandas absurdas.

Sintomas depressivos podem aumentar se paciente com o quadro mantiver uma dieta rica em açúcar, cafeína e gordura trans, entre outros. Médico psiquiatra explica.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Quais doenças podem causar a depressão?

  • Doenças do coração. É comum que as cardiopatias possam causar depressão. ...
  • Deficiências nutricionais. O exemplo mais comum de uma vitamina que, quando deficiente no organismo, pode levar a quadros de depressão é a Vitamina D, a longo prazo. ...
  • Problemas hormonais. ...
  • Lúpus. ...
  • Câncer.

Segundo a especialista, a reincidência de um episódio depressivo pode ocorrer em eventos estressores, como perda do emprego, separação, morte de um ente querido, pressão no trabalho, entre outros.

Diferença entre ansiedade e depressão
Mas, em geral, a ansiedade é uma preocupação excessiva ou um transtorno/medo do que está por vir. A depressão está mais relacionada à estagnação, falta de algo ou indiferença em relação ao que aconteceu.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.