O que diz Vygotsky sobre a Educação Infantil?
Para Vygotsky (2007), o nível de desenvolvimento real da criança é o nível mental que ela já determina o desenvolvimento completo. Quando a criança faz tarefas que aprendeu a dominar e já consegue fazer sozinha sem ajuda de pessoas mais experientes.
O quê Vygotsky fala sobre Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil?
No brincar, para Vygotsky, a criança cria uma situação imaginária onde existe, sempre, regras nas brincadeiras, pelo simples fato de que a partir do momento em que existe uma situação imaginária esta tem regras de comportamento que são representadas na brincadeira.
O que diz Piaget sobre a educação infantil?
Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.
O que o Vygotsky defende?
Vygotsky (2007) defende que o aprendizado do indivíduo não pode ser dissociado do contexto histórico, social e cultural em que está inserido. Para aprender, elaborar conhecimentos e para se autoconstruir, o ser humano precisa interagir com outros membros de sua espécie, com o meio e também com a cultura.
Qual a tendência pedagógica de Vygotsky?
Vygotsky acreditava que o professor deveria mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente. A isso, ele dava o nome de zona de desenvolvimento proximal, que seria o caminho entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela está perto de conseguir fazer sozinha.
Quais são os principais conceitos da teoria de Vygotsky?
A teoria de Vygotsky aponta que a criança nasce com funções psicológicas elementares e que com o aprendizado da cultura e as experiências adquiridas, essas funções tornam-se funções psicológicas superiores, que são o comportamento consciente, a ação proposital, capacidade de planejamento e pensamento abstrato.
Quais são os 2 conceitos que Vygotsky acreditava que caracterizam a aprendizagem?
Existem, pelo menos dois níveis de desenvolvimento identificados por Vygotsky: um real, já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria, e um potencial, ou seja, a capacidade de aprender com outra pessoa.
Qual é o papel da educação infantil?
A Educação Infantil é essencial para que a criança tenha um convívio social além do núcleo familiar. Ou seja, é um momento importante para que o indivíduo aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras.
Como citar a teoria de Vygotsky?
Vygotsky – aprendizado e desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
Qual a metodologia adequada para a Educação Infantil?
Uma das mais respeitadas metodologias de ensino na educação infantil, o método construtivista se fundamenta nas ideias do psicólogo Jean Piaget, proporcionando uma educação mais completa e “fora da caixa”. Algumas das suas características incluem: Salas com menos alunos e organizadas em círculo.
Como Vygotsky concebe os processos Ludicos?
Ao propor que, através do jogo - motivada por necessidades que não podem ser supridas por outros meios - a criança é capaz de agir e pensar de maneira mais complexa do que demonstra em outras atividades, Vygotsky estabelece que ludicidade e aprendizagem formal funcionam como âmbitos de desenvolvimento.
Quais as 4 teoria para Jean Piaget?
Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. É na transição entre eles que há maiores chances de acontecer o desequilíbrio entre assimilação e acomodação.
Qual a contribuição da teoria de Piaget e Vygotsky para a educação?
Psicologia da Educação I
Piaget e Vygotsky são adeptos ao construtivismo, ou seja o conhecimento é construído a partir das experiências do mundo da criança. Já Freud contribuiu com as teorias psicanalíticas "em como o sujeito aprende e se relaciona com os demais ao seu redor".
Qual a importância do brincar De acordo com Freud Vygotsky e Piaget?
Através das brincadeiras a criança reflete, organiza, constrói, destrói, e reconstrói seu universo. A brincadeira mostra como a criança reflete, organiza, desorganiza, constrói e reconstrói o próprio mundo. Mesmo sem entender devemos respeitar, por que o brincar da criança é a sua linguagem secreta.
Qual a principal diferença entre as teorias de Piaget e Vygotsky?
Enquanto Piaget enfatiza a interação com os objetos, Vygotsky enfatiza a interação social. A idade mental da criança é tradicionalmente definida pelas tare- fas que elas são capazes de desempenhar de forma independente. Vygotsky chama essa capacidade de zona de desenvolvimento real.
Quais as 3 teorias que baseiam a psicologia do desenvolvimento infantil?
Podemos dividi-las em: 1) Teorias psicanalíticas, discutidas por Sigmund Freud e Erik Erikson; 2) Perspectiva da Aprendizagem que se subdivide em condicionamento clássico, condicionamento operante e teoria da aprendizagem social; 3) A perspectiva Cognitiva de Piaget e Vygotsky.
Porque Vygotsky é considerado interacionista?
Sociointeracionismo de Lev Vygotsky
Sua teoria também é considerada construtivista e interacionista porque o psicólogo nos afirma que a criança se desenvolve e modifica sua aprendizagem à medida em que internaliza experiências externas.
Quais são as principais teorias de aprendizagem?
Seis teorias da aprendizagem embasam as ações pedagógicas da ESP/CE: Teoria Experencial, Teoria Cognitiva da Aprendizagem, Teoria Social Cognitiva, Andragogia, Teoria da Carga Cognitiva e a Teoria de Fitts e Posner. A seguir, uma breve descrição de cada uma delas.