O que diz Tiago 2 26?

Perguntado por: lmorgado . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 19 votos

26 Porque, assim como o corpo sem o aespírito está bmorto, assim também a fé sem as obras é morta.

A conexão entre fé e obras é evidente: por meio das obras, a fé se consuma; por meio da fé, produzimos boas obras. O papel delas em nossas vidas é provocar uma mudança positiva em nós mesmos e no próximo, uma realização pessoal e social.

Tiago 3–4 Tiago ilustra a natureza destrutiva da falta de autocontrole ao falar e faz um contraste com o fruto da retidão daqueles que promovem a paz. Ele adverte os leitores a não serem amigos do mundo, mas a resistirem ao diabo e achegarem-se a Deus.

As boas obras não precisam de exposição, pois aqueles que a recebem sentem o toque da generosidade, e esta, quando é verdadeira, é também gratuita. Às vezes, uma pessoa, banco ou uma instituição, propõe-se a ajudar pessoas, mas quer que se faça uma placa dizendo que é aquele banco ou instituição que está ajudando.

23 Cumpriu-se assim a Escritura que diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus.

19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem; também os ademônios o creem, e estremecem.

6 A alíngua também é fogo, mundo de iniquidade; assim, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

As escrituras ensinam que todos nós seremos julgados de acordo com nossas obras. “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida.

Nossa fé pode levar-nos a fazer boas obras, a obedecer aos mandamentos e a arrepender-nos de nossos pecados (ver Tiago 2:18; 1 Néfi 3:7; Alma 34:17). A fé pode ajudar-nos a vencer a tentação.

No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência.

O Curso Fé na Prática é um guia confiável para você se aprofundar nos aspectos essenciais da fé cristã — tendo a aprovação eclesial do Bispo do Rio de Janeiro. É o primeiro e único curso online voltado para a formação de pais na educação dos filhos na fé.

Significado: Abreviação, em português, de Santiago. É uma corruptela de Santo Iago (que vem de Jacó, “o que segura o calcanhar”, “sucessor” ou “o que Deus protege”). Apóstolo de Jesus, no Evangelho. Variação: Thiago.

O irmão do Evangelista
Um dos que se chamavam Tiago era denominado Tiago, o Maior, para diferenciar de Tiago, o Menor. Era filho de Zebedeu e Salomé, portanto, irmão de João, o Evangelista. Nasceu em Betsaida da Galiléia, e, tal como seu irmão, era pescador.

A vontade de Deus é que vivamos de maneira santa, fazendo o bem e sendo gratos. Quem faz a vontade de Deus é abençoado. Nossas escolhas nunca podem estar em conflito com a opinião de Deus, mas ressaltamos que as coisas encobertas pertencem a Deus e as reveladas a nós (Deuteronômio 29.29; 1 Pedro 4.2).

O Espírito Santo presta testemunho da verdade. Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais.

Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir. Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida. Quanto É O Bastante?

Continuar lendo O que diz Tiago 1?