O que diz Provérbios 31-26?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 9 votos

Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

É forte, respeitada e não tem medo do futuro. Fala com sabedoria e delicadeza. Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família. Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia.

A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.

“A maneira mais correta de sermos virtuosas é cuidando de nós mesmas, tirando um tempo a cada dia para cuidar do nosso espírito, das nossas emoções, das nossas mentes, mantendo-no conectadas com o Pai todos os dias. Quando estamos bem damos conta de qualquer outra tarefa em qualquer circunstância.

A esposa prudente, virtuosa é a mais amiga de seu marido, de maneira que ele não precisa de um parceiro pra conversar e desabafar e nem mesmo de um “melhor amigo”, porque já tem a esposa. O homem preza pela confiança, se ele souber que pode confiar na esposa, para contar qualquer coisa, então ele sente segurança e paz.

Provérbios 31:6 e 7 ensina que pessoas amarguradas podem beber vinho para esquecer sua pobreza e fadiga? O capítulo 31 de Provérbios apresenta o consumo de vinho como algo negativo: essa bebida entorpece a mente das autoridades, fazendo-as se esquecerem da lei e perverterem o direito (Pv 31:4, 5).

Ela presta atenção aos rumos de sua casa; as ações e hábitos da família. Ela exerce vigilância cuidadosa sobre tudo o que se passa na família. Para se aprofundar no assunto, leia o texto “O temor do Senhor é o antídoto contra a preguiça” do pastor batista Paulo Alves.

Seus filhos se levantam e a chamam de bem-aventurada.
Ela é uma fecunda mãe de filhos que, vendo sua diligência e prudência, e experimentando seu carinhoso cuidado, a celebra e louva, e reconhece que ela mereceu justamente a bênção do Senhor.

Ter uma boa aparência pode ser importante, mas há um limite: toda a aparência é superficial e passageira. A beleza estética pode ser alcançada com recursos e produtos, mas a real beleza, essa, não é possível alcança-la com dinheiro. Essa beleza não vem da formosura, mas sim dos bons atos.

25 as formigas são um povo impotente; todavia, no verão preparam a sua comida; 26 os coelhos são um povo débil; e, contudo, fazem a sua casa nas rochas; 27 os gafanhotos não têm rei; e, contudo, todos saem e em bandos se repartem; 28 a aranha, que se apanha com as mãos e está nos paços dos reis.

A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.

“Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”. A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o SENHOR será elogiada. Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade.

Por exemplo, as características físicas de uma pessoa, como a altura, peso e cor dos olhos, podem ser usadas para identificá-la. Da mesma forma, as características comportamentais, como a honestidade ou a capacidade de liderança, podem ser usadas para diferenciar uma pessoa de outra.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, CIC 1803: A virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Permite à pessoa não só praticar atos bons, mas dar o melhor de si. Com todas as suas forças sensíveis e espirituais, a pessoa virtuosa tende o bem, procura-o e escolhe-o na prática.

Segundo o Estagirita, o homem bom e virtuoso é aquele que alia inteligência e força, que utiliza adequadamente sua riqueza para aperfeiçoar seu intelecto. A virtude, ou a excelência moral, resulta do hábito, de sua prática. Quanto mais o ser humano exercitar a virtude, mais virtuoso será.

De acordo com o artigo 1.566 do Código Civil, ambos os cônjuges têm o dever de fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos.

Se você encontrar uma esposa fiel e dedicada, achou um tesouro mais valioso que ouro e pedras preciosas. O marido dessa mulher fiel e dedicada está sempre tranquilo, pois ela nunca deixará faltar nada para ele. Ela sempre procura ajudar o marido; sempre procura o bem-estar dele, nunca o mal.

Este provérbio identifica a grande confiança e motivação. “Vê que é boa sua mercadoria.” A mulher virtuosa sabe que o seu desempenho, produtividade e produtos são bons.

Salomão

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

Não importa como é o seu lar, ele expressa o que você é. Suas virtudes, habilidades e seu amor. Você pode tornar o seu lar um belo lugar.

Significado do nome da mulher de Provérbios 31
Ela não possui um nome, pois este é um modelo a ser seguido por todas as mulheres. Ela serve de espelho que é refletido nas mulheres a medida que se rendem ao temor a Deus.