O que diz Provérbios 21 21?

Perguntado por: unovaes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra.

"Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra" (Provérbios 21:21) Quem anda no bom caminho, viverá com mais qualidade de vida. Quem planta boas sementes ao longo da vida, colhe bons frutos em todos os períodos. De fato, a vida tem mostrado que recebemos o que damos, colhemos o que plantamos.

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.

O sábio passa por cima da cidade dos fortes.
A coragem e a força de homens valentes não podem defender uma cidade contra o conselho hábil de um estrategista sábio.

Melhor é viver no deserto do que com uma mulher briguenta e amargurada.

Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda" (Provérbios 21:19, ARA2). Uma outra tradução desse versículo diz: “É melhor morar no deserto do que com uma mulher que vive resmungando e se queixando” (NTLH).

com uma mulher que vive resmungando e se queix.

Praticar a justiça e andar humildemente com Deus significa, de modo intencional, desviar nossa mão da injustiça, andar em Seus estatutos e permanecer verdadeiramente fiéis. Uma pessoa justa se afasta do pecado, aproxima-se de Deus, faz convênios com Ele e guarda esses convênios.

Um justo é uma pessoa que pratica a justiça e rejeita o pecado. Deus é justo e perfeito, ele faz sempre o que é certo e não comete erros. Deus abençoa o justo, que lhe obedece de todo coração. Ninguém é justo por si mesmo.

Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento.
Se você não quer se meter em dificuldades, tome cuidado com o que diz. O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática.

O livro de Provérbios começa analisando o que é sabedoria e apresentando seus sinônimos: correção, entendimento, sábio proceder, prudência, conhecimento. A ênfase principal é colocada sobre a sabedoria moral, destacando a importância de uma conduta honesta.

O cavalo é preparado para o dia da batalha – Este versículo se conecta com o anterior. Sua importância é que nenhuma preparação para a guerra, por maior que seja, por mais confiada que seja, pode ser bem-sucedida sem a bênção de Deus.

O preguiçoso morre de tanto desejar e de nunca pôr as mãos no trabalho.

Pensamento: Não importa quão esperançoso seja o começo, nem quais sejam os planos que façamos, se não andarmos com Deus, o ano que vem não será um sucesso espiritual. Ao receber este presente de um ano novo, vamos nos comprometer a servir ao Senhor.

20:19 Mexeriqueiro
“O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios.” O mexeriqueiro não é um bom amigo, quem não sabe guardar segredo não é alguém confiável.

18:20-21 Apanhado pelas próprias palavras
A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” Esse par de provérbios adverte àqueles que falam demais, lança uma luz primeiro produzindo sobriedade. E ambos recomendam cautela.

A primeira é que ninguém pode ser confiante demais em sua força de resistir ao mal, nem na força dos outros. É preciso estabelecer limites e normas protetoras para manter a moralidade de um relacionamento.

A justiça de Deus prolonga a sua verdade e fidelidade: consiste em Ele cumprir os seus compromissos dentro da aliança com o seu povo e em manifestar assim a sua fidelidade à aliança. O que atesta a justiça de Deus é o cumprimento das suas promessas (postas pela fé na sua boca).