O que diz Provérbios 18 6?

Perguntado por: njordao9 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

6 Os lábios do tolo entram na acontenda, e a sua boca por açoites brada. 7 A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios são um laço para a sua alma. 8 As palavras do amexeriqueiro são como doces bocados, e elas descem ao íntimo do ventre.

Como o ferro com o ferro se afia, assim,o homem, ao seu amigo. nasce uma bela amizade. Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6. Postado em 12 de maio de 2013 às 11:41. Pensamento: Crianças não precisam ser treinadas; precisam ser guiadas.

Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.” “O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração.” Muitas pessoas são lerdas em aprender mas apressadas em falar.

A Palavra de Deus nos revela preciosos ensinamentos acerca do nosso falar. “O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua.

Deus ouve suas orações
Mas nenhuma oração sincera deixa de ser ouvida. Deus vai cumprir todas as Suas promessas. Nenhuma bênção será negada a Seus filhos obedientes e cheios de fé. Nosso potencial divino é sermos capazes de viver como uma família eterna e nos tornar como nossos Pais Celestiais.

A diferença entre o sábio e o tolo é a certeza. O sábio tem certeza que nada sabe, e o tolo a certeza de que tudo sabe.

Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido.

Amizade verdadeira é aquela que existe entre pessoas, entre pessoas e animais, onde um pode confiar no outro acima de qualquer coisa. Amizade verdadeira é aquela que ambas as partes preocupam-se e zelam pela outra pessoa, independente da situação, do momento.

A amizade é tão importante que o próprio Jesus se apresenta como amigo: “Já não vos chamo servos (…), a vós chamei-vos amigos” (Jo 15, 15). Com a graça que Ele nos dá, ficamos tão elevados que somos realmente seus amigos. Com o mesmo amor que Ele derrama em nós podemos amá-lo, e estender o seu amor aos outros.

Parafraseando um pouco o Apóstolo Paulo, a “ [amizade] é sofredora e é benigna. [A amizade] não é invejosa, não busca seus interesses, não se irrita facilmente, não suspeita mal. [A amizade] nunca falha”. Como acontece com tudo o que é de valor na vida, é no lar que melhor satisfazemos nossa necessidade de ter amigos.

4 E vós, apais, não provoqueis à ira vossos bfilhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 E as aensinarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. 8 Também as aatarás por sinal na tua mão, e te serão por bfrontais entre os teus olhos.

20 Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a lei de tua mãe.

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

18 Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. 19 Como serva amorosa, e gazela graciosa, os seus peitos te saciarão em todo o tempo, e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.