O que diz provérbio 21?

Perguntado por: eramires . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Provérbios 21. Pratica a retidão e a justiça — Segue a retidão e a benevolência — Do Senhor vem a vitória. 1 Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; a tudo quanto quer o inclina. 2 Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor pondera os acorações.

21: 2. Esse verso deve-nos impelir à introspecção. A ver se, refletindo, damos conta do nosso estado e situação, e Deus Pai nos oriente e, eventualmente, nos submeta à Sua boa correção e reta disciplina. A vida nos coloca diante de diversas situações, e completamos esse quadro com as nossas escolhas possíveis.

Provérbios 21:22 – À cidade dos fortes sobe o sábio e derruba a força em que confiaram. A força não torna alguma coisa direita e nem tampouco garante o sucesso. Na realidade, não é nem muito importante quando comparado com a sabedoria.

Continuando nosso estudo sobre o livro de Provérbios, chegamos no capítulo 21. Estamos chegando ao final do Provérbios de Salomão.

No mesmo capítulo, uma outra expressão do mesmo fato diz: “Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa” (Provérbios 21:9, ARA, veja também Provérbios 25:24), ou, em termos mais simples: “É melhor morar no fundo do quintal do que dentro de casa com uma mulher briguenta” (NTLH).

25 O desejo do preguiçoso o mata; porque as suas mãos recusam-se a trabalhar. 25 O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam-se a trabalhar.

Provérbios 21:6 – Trabalhar por adquirir tesouro com língua falsa é vaidade e laço mortal. Honestidade nos negócios e nas finanças é sabedoria. A aparente vantagem da fraude é apenas uma ilusão. Ela é vaidade – não tem valor comercial.

21 A morte e a vida estão no poder da alíngua, e aquele que a ama comerá do seu fruto.

23 O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. 23 O que guarda a boca e a língua guarda das angústias a sua alma.

19 Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda.

Essa é uma lição contundente de humildade e de dependência que todo servo de Deus deve aprender. Não existem homens independentes do Senhor, nem capazes de fazer tudo que planejam. Eles devem seguir as instruções bíblicas e ser sensíveis à direção do Espírito.

O cavalo é preparado para o dia da batalha – Este versículo se conecta com o anterior. Sua importância é que nenhuma preparação para a guerra, por maior que seja, por mais confiada que seja, pode ser bem-sucedida sem a bênção de Deus.

O insensato é incapaz de escutar a voz da sabedoria. Mesmo que alguma vez ouça alguma palavra de vida, ele escolherá seguir no caminho da morte. O insensato não é indiferente apenas às coisas de Deus, Ele despreza as coisas do alto, tendo uma aversão em seu coração a tudo aquilo que é santo.

“Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício” – Pv. 21: 3. Tem gente que acha que só o fato de ir a uma igreja qualquer já o justifica.