O que diz Piaget sobre o construtivismo?

Perguntado por: ralves . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

O que é o construtivismo? De forma objetiva, o construtivismo diz respeito a metodologia de ensino baseada na obra do psicólogo suíço Jean Piaget. Ele propôs que o conhecimento é adquirido através da interação do indivíduo com o ambiente em que vive.

No âmbito filosófico e pedagógico, o construtivismo consiste numa teoria da aprendizagem em que o indivíduo (como aluno) participa ativamente do próprio aprendizado, através de experiências epistemológicas e interações constantes com o meio em que está inserido.

Segundo a Teoria Construtivista, o sujeito é ativo e em todas as etapas de sua vida procura conhecer e compreender o que se passa à sua volta. Mas não o faz de forma imediata, pelo simples contato com os objetos.

Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.

A função do professor deve ser a de criar situações favorecedoras de aprendizagem, a construção do conhecimento pelos alunos é fruto de sua ação, o que faz com que eles se tornem cada vez mais autônomos intelectualmente.

O construtivismo é uma visão da aprendizagem baseada no princípio de que o conhecimento não é algo que pode ser simplesmente dado pelo professor na frente da sala aos alunos em suas mesas. Em vez disso, o conhecimento é construído pelos alunos através de um processo ativo e mental de desenvolvimento.

Principais princípios e características do construtivismo:
- O centro do processo de aprendizagem é o aluno. - O professor não é um mero transmissor de informações, mas sim um facilitador e orientador do processo de aprendizagem.

O construtivismo é a principal ideologia educacional contemporânea que influencia o pensamento pedagógico. Tal ideologia propõe que a aprendizagem deve acontecer através da experiência.

As principais características do movimento construtivista foram: Rompimento com a arte clássica, tradicional e acadêmica. Utilização de outros suportes, colagens e objetos (pré-fabricados e de uso comum: madeira, plástico, ferro, vidro, arame, etc.)

Em resumo, a ideia central do Construtivismo prega que a aprendizagem é construída. Isso significa que os alunos devem construir novos conhecimentos a partir daqueles que viram anteriormente. Ou seja, a cada “caminho percorrido” os conhecimentos vão se agregando e expandindo o cenário sobre determinado tema.

O construtivismo contribui de forma bastante direta na educação da criança, pois propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, valorizando a pesquisa e a busca do conhecimento em grupo; contribui com o desenvolvimento do raciocínio, pois a criança busca respostas às suas indagações.

Esquemas cognitivos - são as estruturas mentais capazes de assimilar, reconhecer, interpretar e classificar os dados do ambiente - conhecimentos adquiridos. Assimilação - entrada e processamento de estímulos externos aos esquemas (mudança quantitativa - modificação de conteúdo). Acomodação- reorganização interna.

Para Piaget, o principal objetivo da educação é criar indivíduos que sejam capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir aquilo que outras gerações já fizeram.

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".

Educar, para Piaget, é "provocar a atividade" - isto é, estimular a procura do conhecimento. "O professor não deve pensar no que a criança é, mas no que ela pode se tornar", diz Lino de Macedo.

PIAGET, J. O tempo e o desenvolvimento intelectual da criança. In: Piaget. Rio de Janeiro: Forense,1973.

O Construtivismo é uma doutrina acerca do processo de obtenção do conhecimento que defende o papel ativo do sujeito neste processo. Para o Construtivismo as nossas representações sobre a realidade não são determinadas pelo objeto, antes, são construídas pelo sujeito.

Essa é uma das principais características na metodologia de ensino construtivista. Nela, o papel do professor vai além de transmitir informações, tendo, como principal função, mediar e orientar a criança no processo de construção do conhecimento, respeitando a sua bagagem de conhecimento e fases de desenvolvimento.