O que diz Paulo Freire sobre a prática pedagógica?

Perguntado por: orosa9 . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Do ponto de vista de Freire (1996) as práticas pedagógicas dentro da sala de aula devem ser de uma forma política, crítica e democrática, sendo assim o educador devem ver o educando como um sujeito social e participativo para intervir no mundo. De acordo com Caldeira (1994).

Ele acreditava que, por meio da educação, as pessoas transformariam a realidade na qual vivem; criticava métodos de ensino enfadonhos e compreendia o ser humano como ser singular e inacabado. Freire propôs uma pautada no diálogo.

A abordagem de Paulo Freire para a alfabetização de adultos foi criada em consonância com seus princípios. Uma das estratégias usadas era, por exemplo, iniciar o processo a partir de palavras próprias do vocabulário e realidade dos adultos, as chamadas “palavras geradoras” como lavoura, tijolo, etc.

Respeito é um constitutivo da Pedagogia Paulo Freire diretamente articulado à questão da tolerância. A tolerância nos ensina a não fazer juízos de valor e impor nossas posições. A virtude da tolerância se faz na prática do diálogo crítico, mas, sobretudo, amoroso e pleno de respeito.

A educação, segundo Freire, deveria passar necessariamente pelo reconhecimento da identidade cultural do aluno, sendo o diálogo a base de seu método. O conteúdo deveria estar de acordo com a realidade cultural do educando e com a qualidade da educação, medida pelo potencial de transformação do mundo.

A aprendizagem é o processo de interpretação da realidade que ocorre a partir da interação e das ações dos sujeitos sobre os objetos do conhecimento.

As quatro etapas e Paulo Freire nas suas cinco pedagogias: do oprimido, da esperança, da autonomia, da indignação e da tolerância.

7), Freire esclarece que ensinar exige: Rigorosidade metódica; Pesquisa; Respeito aos saberes dos educandos; Criticidade; Estética e Ética; a Corporeificação das palavras pelo exemplo; a Aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação; a Reflexão crítica sobre a prática; o Reconhecimento sobre a assunção ...

As escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas: Os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.

A Didática Freiriana é uma provocação epistêmico-metodológica para que os educadores assumam uma postura pedagógica libertadora e dinamizadora dos ambientes educativos, tomando essa metodologia como referência para sua práxis.

Freire é pernambucano e um dos mais respeitados intelectuais de todos os tempos da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento pedagogia crítica. Criou a Pedagogia do Oprimido, método de alfabetização de adultos implementado no Brasil e em diversos países no exterior.

Paulo Freire propõe a educação com efetividade, evidenciando, para isso, uma relação pedagógica cultural que prioriza a participação do educando, sobretudo a sua autonomia, estabelecendo, para isso, uma prática dialógica na escola.

A Pedagogia do Oprimido é uma obra de importância mundial
Naquela que é considerada a sua principal obra, que terminou de escrever em 1968, Paulo Freire defende a importância da educação para as camadas mais pobres da sociedade.

Para Paulo Freire, professor e aluno devem vivenciar a liberdade com relação à autoridade do professor, sendo ela absolutamente necessária para o desenvolvimento da liberdade dos alunos, porém, afirma que “sem os limites do professor e da professora, os alunos e alunas não podem saber.

O método de alfabetização Freiriano consiste em princípios, que para Moacir Gadotti, são três: a politicidade do ato educativo; a investigação tematizada; e a dialética filosófica e antropológica .

Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.

No texto “Pedagogia da autonomia”, Paulo Freire fala sobre o que os professores devem saber e o que devem fazer no processo de ensino e aprendizagem, principalmente quando a ênfase está em educar para alcançar a igualdade, a transformação e inclusão de todos os indivíduos na sociedade.

O que são práticas pedagógicas
As práticas pedagógicas são ações conscientes e participativas que visam a atender expectativas educacionais de uma determinada comunidade. Elas servem para organizar, potencializar e interpretar as intencionalidades de um projeto educativo.

A Prática Pedagógica é entendida como uma prática social complexa, acontece em diferentes espaço/tempos da escola, no cotidiano de professores e alunos nela envolvidos e, de modo especial, na sala de aula, mediada pela interação professor-aluno-conhecimento.

Qual é a importância da implementação de práticas pedagógicas? As práticas pedagógicas são fundamentais para a promoção da educação desde o ensino básico para garantir que as crianças alcancem os resultados esperados de acordo com o nível escolar que se encontram.