O que diz o Tratado de Versalhes?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.

O contexto histórico em que ocorreu o Tratado de Versalhes foi logo após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e o objetivo em registrar o momento em um ato oficial foi para deixar registrado o acordo de paz entre as nações envolvidas no conflito.

No Tratado de Versalhes foi apurada a quantia da reparação que a Alemanha teria que pagar, chegando-se ao valor de 33 milhões de dólares. Os encargos suportados para pagar essa quantia é a principal causa do fim da República de Weimar e a subida ao poder de Adolf Hitler.

O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.

Fora da Europa, a Alemanha perdeu todas as suas colônias [na Africa e no Pacífico]. No total, a Alemanha perdeu 13 por cento do seu território em solo europeu, aproximadamente 70.000 quilômetros quadrados, e um décimo de sua população (entre 6.5 a 7 milhões de habitantes).

O Tratado de Versalhes foi um documento assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e estipulou os termos de paz entre Aliados e a Alemanha, após aquele conflito ter resultado em milhões de mortes.

Logo de início, os governantes e a população da Alemanha e Áustria-Hungria não ficaram satisfeitos com as imposições causadas pelo Tratado de Versalhes e os alemães apelidaram o Tratado de “Ditado” de Versalhes.

Foi resultado de inúmeros fatores, como a rivalidade econômica, ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas. Teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, em Sarajevo, na Bósnia, em junho de 1914.

O Tratado de Versalhes, sob os auspícios do presidente norte-americano Woodrow Wilson, do primeiro-ministro britânico David Lloyd George e do primeiro-ministro francês Georges Clemenceau, instituiu a Liga das Nações, órgão internacional que atuaria como regulador da situação política do mundo, a fim de evitar futuras ...

Consequências do Tratado de Versalhes
O sentimento de revanchismo compartilhado pela nação alemã e a insatisfação com a crise econômica que se instalou no país após a perda da guerra fez com que, sob a liderança de Adolf Hitler, a Alemanha voltasse a atacar algumas das principais potências da Europa.

Alemanha

A Alemanha foi o país considerado o maior culpado pela Primeira Guerra Mundial. 52 pessoas acharam útil. liviamarins. Em 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes, que estabelecia a paz e impunha pesadas penas a Alemanha, considerada responsável pelo conflito.

Fácil; A Alemanha cruzou os impérios errados. Com a eclosão da guerra, a França e a Grã-Bretanha eram as duas maiores superpotências de sua época e a Alemanha cruzava as duas. Das principais potências da Entente, a França e a Grã-Bretanha fizeram mais para garantir que a Alemanha arcasse com a culpa e fosse punida.

O Tratado de Versalhes foi assinado no Palácio de Versalhes, em Paris. Esse foi o mesmo local em que Guilherme I foi proclamado imperador alemão, após a Guerra Franco-Prussiana em 1871. A França nesta guerra perdeu parte do seu território, que seria reconquistada com o Tratado de Versalhes.

O Tratado de Versalhes foi resultado das negociações realizadas por diversas nações após a derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial. As principais nações que se envolveram foram o Reino Unido, França, Itália e Estados Unidos – vencedores da guerra. Os grandes prejudicados com o tratado foram os alemães.

Na madrugada de 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia, sendo imitada pelo governo austro-húngaro. Grã-Bretanha e França, surpreendidas pela rapidez dos acontecimentos, não se moveram. Mas a Alemanha, cujos planos de campanha estavam prontos desde 1911, declarou guerra à França em 3 de agosto.

O fim da guerra veio em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

De maneira considerada por muitos estudiosos como injusta, o Tratado imputava à Alemanha toda a responsabilidade pelo conflito e por suas consequências, principalmente perdas econômicas.

O Tratado De Versalhes representava uma paz punitiva, já que a Alemanha era colocada como culpada absoluta dos conflitos e deveria concordar com todos os termos impostos pelos participantes do tratado.

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.

invasão da Polônia

A invasão da Polônia resultou no início da Segunda Guerra Mundial e foi consequência do ressentimento de Hitler por causa de territórios perdidos pela Alemanha na década de 1910.