O que diz o Tratado de Tordesilhas?

Perguntado por: aguimaraes2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, teve como objetivos: pacificar a disputa entre Portugal e Espanha pelo domínio das terras encontradas no Atlântico Sul; estabelecer um limite entre os dois reinos para a exploração da América.

Quais foram as consequências do Tratado de Tordesilhas? A principal consequência do Tratado de Tordesilhas foi o estabelecimento da paz entre os reinos de Portugal e Espanha ao estabelecer uma linha divisória que delimitou as novas terras pertencentes a cada um dos reinos.

O Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado por Portugal e Espanha, em 1494, que delimitava o espaço de exploração dos dois reinos ibéricos na América. Portugueses e espanhóis estavam empenhados nas Grandes Navegações, em busca de um novo caminho para as Índias e de ampliar o comércio das especiarias.

O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado por Portugal e Castela (Espanha), em junho de 1494, e determinava a divisão das terras que poderiam ser encontradas durante as navegações oceânicas.

No entanto, a Coroa portuguesa ficou descontente com o acordo, pois o limite estabelecido dificultava as navegações portuguesas no Oceano Atlântico.

O Tratado de Tordesilhas deixou de vigorar em 1750, com a assinatura do Tratado de Madri – onde as coroas portuguesa e espanhola estabeleceram novos limites de divisão territorial para suas colônias na América do Sul.

Tordesilhas (em castelhano: Tordesillas) fica em Espanha, na província de Valladolid, comunidade autónoma de Castela e Leão (Google Maps).

Conquistaram terras, amealharam riquezas e trouxeram para a Europa coisas jamais vistas. Em 1498 Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia, e em 1500 Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil. Os portugueses chegariam ainda a Oman (1508), à Malásia (1511), a Timor (1512), à China (1513) e ao Japão (1543).

A assinatura do tratado ocorreu em um momento de transição entre a hegemonia do papado e a afirmação do poder das monarquias nacionais. Depois de intensas negociações, foi assinado no dia 7 de junho de 1494, na cidade de Tordesilhas, na Espanha.

A partir de 1580, o Tratado de Tordesilhas praticamente perdeu sua validade por conta dos desdobramentos da União Ibérica, a junção das duas coroas ibéricas. Isso aconteceu porque o trono de Portugal estava vazio e o último rei do país não tinha herdeiros diretos.

Em 28 de junho de 1919, o Tratado de Versalhes foi assinado no Palácio que lhe deu nome. O principal ponto do documento consistia em reconhecer a Alemanha como principal responsável pela Primeira Guerra Mundial.

O Tratado de Tordesilhas foi o acordo assinado entre Portugal e o reino de Aragão-Castela (parte da atual Espanha) em 7 de Junho de 1494, de forma a definir os territórios descobertos e a descobrir, dividindo o mundo em duas partes a partir de um meridiano a 370 léguas a Oeste de Cabo Verde.

Contestando o tratado de Tordesilhas, o rei da França, Francisco I, declarou em 1540: "Gostaria de ver o testamento de Adão para saber de que forma este dividira o mundo". (Citado por VICENTINO, Cláudio. História geral. São Paulo: Scipione, 1991.)

Resposta: Explicação: Alguns países europeus contestavam a Tratado de Tordesilhas na medida em que este não incluía ou privilegiava a ação expansionista de outras nações que, tardiamente, também manifestaram expresso interesse na descoberta e exploração de novas terras e rotas comerciais.

O Tratado de Madri, tinha o objetivo de substituir o Tratado de Tordesilhas (1494), estabelecendo assim, novas fronteiras entre as colônias de Portugal e Espanha na América. Através deste Tratado, Portugal cedia a Colônia do Sacramento (no Uruguai) para a Espanha.

Esse acordo fez com que o Brasil se desenvolvesse, permitindo a criação de colônias pelo território e o reconhecimento do território e seus limites, isso inicia também um sentimento sobre a terra, sem essa divisão realizada o Brasil poderia ter outros limites.

O Tratado de Madri (1750) redefiniu as fronteiras entre as Américas Portuguesa e Espanhola, anulando o estabelecido no Tratado de Tordesilhas: Portugal garantia o controle da maior parte da Bacia Amazônica, enquanto que a Espanha controlava a maior parte da baixa do Prata.

Qual a importância do tratado de Tordesilhas? Tem a maior importância, porque representa a evolução do processo de expansão europeia levada a cabo por Portugal e Castela. É a primeira vez na história que duas potências partilham o mundo às cegas.

Com isso, todas as terras que fossem descobertas a leste desta linha pertenceriam a Portugal e a Espanha teria todas as terras situadas a oeste. A França e a Inglaterra, porém, jamais aceitaram essa divisão.

Resposta: A França não reconheceu o tratado de tordesilhas que seria dividir as terras descobertas.

As bandeiras foram responsáveis pelo rompimento do Tratado de Tordesilhas e pela mudança em nossa geopolítica territorial.