O que diz o teste palográfico?

Perguntado por: ncunha . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

O teste palográfico no processo de recrutamento e seleção é uma avaliação da personalidade do profissional. O teste palográfico permite medir o nível de extroversão, foco e equilíbrio emocional da pessoa candidata.

No teste Palográfico não existem respostas certas ou erradas, serve apenas para avaliar se sua personalidade é de acordo com a vaga de emprego. Não se preocupe, pois o teste não é a principal ferramenta para aprovar alguém no processo seletivo. Caso necessite procure um profissional.

Olá. O teste palográfico é um teste que avalia a parte quantitativa (quantos palos você fez e quanto muda essa produtividade ao longo do teste) e qualitativo (aspectos da personalidade avaliados através da forma que o teste é feito). Não existe uma quantidade mínima para aprovação.

O teste palográfico é utilizado pelo Detran, sistema de retirada de porte de armas, além de recrutamento e seleção. A eficiência desse teste é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e é uma importante ferramenta na seleção e retenção de novos talentos.

Não há limite para o número de repetições, desde que a licença seja válida por 12 meses.

Iniciativa: como o candidato vai agir em algumas situações ou tarefas que exigem iniciativa da parte dele. Descontrole emocional: é feito uma análise sobre o comportamento racional vs emocional, onde o emocional pode comprometer a atuação do profissional por emoções como ansiedade, impulsividade ou agressividade.

Com relação ao público-alvo, o teste psicológico Palográfico é igualmente aplicável em crianças a partir de 8 anos, adolescentes e adultos, de forma individual ou coletiva.

Uma das principais causas de reprovação no teste psicotécnico é o nervosismo e a preocupação excessiva. Não se deixe ser dominado por esses fatores. O teste serve para apontar características de sua personalidade, não para ser executado perfeitamente.

Psicotécnico reprova? Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto. A primeira categoria é óbvia, a segunda é a reprovação em que o candidato mostre desempenho abaixo da média mínima, mas que pode ser adequado em oportunidades futuras.

Logo, não ter marcado todas as setas solicitadas implica em uma determinada interpretação. É seu direito receber um feedback sobre o resultado do teste, bem como compreender o que esse teste avalia. Não fique muito preocupado, pois muitos fatores podem interferir no resultado do teste.

II- inapto temporário: quando não é apresentado desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém o avaliado possui um tempo para se adequar e voltar a fazer o processo para a obtenção da CNH. III- inapto: quando o desempenho apresentado não é condizente para a condução de veículo automotor.

Quando ocorre a reprovação do candidato no Exame de Aptidão Psicológica, ele será chamado para participar de uma reunião na qual o psicólogo (a) da banca avaliadora vai expor as razões da sua reprovação. É muito importante que você esteja preparado aqui.

O Teste Palográfico avalia a personalidade através do comportamento expressivo. Geralmente, esse teste é mais utilizado em processos de seleção de pessoal, pois os "palos" que são os traços que o candidato faz no espaço designado para o mesmo pode indicar traços de agressividade, impulsividade, por exemplo.

Candidato reprovado em psicotécnico deve ser submetido a novo exame.