O que diz o salmo 83 18?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

18 Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de aJeová, és o Altíssimo sobre toda a terra.

18 Saibam eles que tu, cujo nome é Senhor, somente tu, és o Altíssimo sobre toda a terra.

Ao mesmo tempo, o nome divino era considerado sagrado demais para ser pronunciado. Por esse motivo, foi substituído vocalmente no ritual da sinagoga pela palavra hebraica Adonai ("Meu Senhor"), traduzida como Kyrios ("Senhor") na Septuaginta - a versão grega das Escrituras Hebraicas.

O autor desse poema aqui deve ter sido Jaaziel. O Salmo 83 é uma lamentação nacional típica em tempo de grande perigo. Considerando que os inimigos de Israel eram automaticamente os inimigos de Deus, o nome de Deus (Yahweh) está em jogo.

8 O Senhor mandará a bênção sobre ti nos teus celeiros, e em atudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor teu Deus.

Jeová, também chamado de Javé, é o nome de Deus na Bíblia hebraica, e é um termo de origem do hebraico. Os judeus não reconhecem mais o termo, e evitam inclusive utilizá-lo, e atualmente Jeová é ligado a uma outra religião, conhecidos como Testemunhas de Jeová.

O nome que se refere a Jesus, o Salvador, aparece escrito na Bíblia ora como Yeshua, ora como Yehoshua.

Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.

Os pontos vocálicos hebraicos de Adonai foram adicionados ao tetragrama pelos massoretas e a forma resultante foi transliterada por volta do século XII como Jeová na obra Pugio fidei escrita em 1270 pelo frade católico dominicano Raymund Martin.

Devido ao terceiro mandamento (Não tomarás em vão o nome de YHWH), os judeus usam um apóstrofo nos nomes divinos mais sagrados, de forma a que o nome da divindade não venha a ser profanado por estar escrito em algum objeto comum.

Podemos demonstrar nosso amor a Deus ao guardarmos Seus mandamentos (ver João 14:15) e ao amarmos uns aos outros (ver João 13:34). Se um membro de sua família ou um amigo tem atração por pessoas do mesmo sexo ou afirma ser gay, lésbica ou bissexual, ame-o.

Em Êxodo , 20:7, nos ensina o Terceiro Mandamento: "Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar seu nome em vão”.

Quando usamos estas palavras sagradas: “Em nome de Jesus Cristo”, elas representam muito mais do que um modo de terminar a oração, o testemunho ou o discurso. Estamos pisando em solo sagrado. Estamos usando o nome mais sublime, o mais sagrado e o mais maravilhoso: o próprio nome do Filho de Deus.

Foram eles André, João, Simão Pedro, Filipe, Natanael, Tiago e Levi Mateus. Até esse memorável dia, entretanto, nenhum dos Doze havia sido ordenado ou designado para o venerável ofício.

Salmo 16:1 - Me proteja, Deus!
Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio. Ao Senhor declaro: "Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti".

Salmo 45 (ajuda a estabelecer harmonia no casamento)
1 O meu coração trasborda de boas palavras; dirijo os meus versos ao rei; a minha língua é qual pena de um hábil escriba. 2 Tu és o mais formoso dos filhos dos homens; a graça se derramou nos teus lábios; por isso Deus te abençoou para sempre.

Eclesiastes 9:10-11.

Quem confia no Senhor, prosperará”, diz Provérbios 28.25b, um dos livros poéticos do Antigo Testamento. Já quem deposita sua confiança nas riquezas dessa terra, e em si mesmo, cairá (Provérbios 11.28, 28.26).

13 O que aencobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e as bdeixa alcançará misericórdia.

Continuar lendo O que diz o Salmo 126 6?