O que diz o mito inca?

Perguntado por: aagostinho5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Segundo os incas, o criador supremo do mundo era Viracocha. Ele criou os homens a partir do barro e os colocou em cavernas, de onde eles saíram para o mundo exterior. Ele também criou o sol, a lua e as estrelas a partir do lago Titicaca. A divindade mais importante para os incas, no entanto, era Inti, o deus do sol.

Os incas seguiam uma religião politeísta, muito voltada para a natureza e suas nuances. Como parte de seus ritos sagrados, esse povo prestava sacrifícios humanos aos deuses, de forma que o sangue era um símbolo máximo de força e oferenda.

A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.

O principal deus Inca era o Inti, o deus do sol, que era adorado como o criador do universo. Outros deuses importantes eram a Mama Quilla, a deusa da lua, e Illapa, o deus dos trovões.

Viracocha

O deus criador, com características de deus cultural, é Viracocha, qualificado como velho homem dos céus, senhor e mestre do mundo. Por ter criado a Terra, os animais e os seres humanos e ser o possuidor de todas as coisas, os incas adoravam-no sem oferecer-lhe sacrifícios nem tributos.

Duas lendas são as que narravam o nascimento desta civilização: a primeira, dizia que o Deus Sol fez nascer do Lago Titicaca seus dois primeiros fundadores, Manco Cápac e Mama Ocllo, contada pelo cronista Inca Garcilaso de la Vega; a segunda, que Manco Cápac, junto com seus irmãos Ayar, descenderam de Pacaritambo para ...

Os incas tinham o Sol (Inti) como sua divindade principal, porém adoravam também a outras entidades celestes como, por exemplo, a lua (Quilla), Vênus (Chaska), relâmpagos (Illapa), as Plêiades, entre outras.

Os Incas acreditavam que o mundo dos deuses estava no céu ou firmamento (o Hanan pacha). Os outros mundos eram compostos pelo Kay pacha (mundo terrestre) e pelo Uku pacha (o mundo abaixo ou dos mortos).

A principal característica da sociedade inca era a
estrutura social desigual compensada pela coletivização de todos os bens. existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito. impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.

Os incas eram politeístas. Para eles, havia vários deuses na natureza: o sol, a lua, a terra, as estrelas, o raio, etc. Estas são as principais divindades incas: Sol (Inti) – O sol era a principal divindade inca.

A dinastia imperial teria sido formada por Manco Cápac, segundo relatos orais deixados pelos incas. Mas foi no século XV e XVI que o Império conheceu seu auge, tendo como principais imperadores Pachakuti (1438-1471), Tupa Yupanki (1471-1493) e Huayna Cápac (1493-1525).

Mito inca da criação do mundo
O deus andino Viracocha decidiu dar origem a um mundo em trevas onde habitaram alguns gigantes. Os gigantes desobedecido a Viracocha, que decidiu desaparecer a sua criação, provocando uma chuva torrencial. Então Viracocha criou o homem à sua semelhança.

Hoje, essas terras compreendem o Peru, a Colômbia, o Equador, o oeste da Bolívia, o norte do Chile e o noroeste da Argentina. O termo "inca", que hoje designa um povo e um império, originalmente significava "chefe", título dado aos imperadores e aos nobres.

O Império Inca era governado por um imperador nomeado de Sapa Inca. As lendas desse povo afirmavam que o primeiro grande imperador inca havia sido Pachacuti, que teria assumido o trono a partir de 1438.

Além de Sacsayhuaman, podemos destacar outras fortalezas incas, como as de Quitoloma, Ollantaytambo, além de Machu Picchu, a famosa cidade-fortaleza localizada no alto da Cordilheira dos Andes.

Usado como moeda de troca entre os astecas e considerado um alimento sagrado para os incas e os maias, o cacau foi muito importante na economia da Bahia.

A oferta de vidas humanas era feita por estrangulamento, com um golpe na cabeça ou enterrando as vítimas vivas. A famosa múmia Juanita morreu com um golpe certeiro no crânio, quando foi sacrificada em cima do Ampato, cerca de 500 anos atrás.

Cusco

A cidade sagrada e capital do império Inca, Cusco fica a mais de 3,4 mil metros de altitude nos Andes peruanos. Cusco apresenta um rico acervo de construções coloniais e vestígios arqueológicos pré-colombianos, uma junção das diversas heranças culturais do Peru. E é o ponto de partida para explorar a civilização Inca.

Viracocha era o nome da divindade mais poderosa para os incas, e Inti era a divindade mais adorada, justamente por ser considerado o deus da realeza inca.