O que diz o Manifesto Futurista?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Este manifesto marcou a fundação do futurismo, um dos primeiros movimentos da arte moderna. Consistia em 11 itens que proclamavam a ruptura com o passado e a identificação do homem com a máquina, a velocidade e o dinamismo do novo século.

Com o foco no futuro, esse estilo surgiu na França, em 1909, sendo lançado por Filippo Tommaso Marinetti, um carismático poeta italiano. Com o intuito de promover o novo e se desvincular totalmente da arte do passado, o futurismo na arte prestigiava o movimento, a ação e a energia.

O Futurismo caracterizou-se principalmente pelo rompimento com a arte e a cultura do passado, celebrando o progresso e a tecnologia moderna, a vida urbana, a velocidade e a energia ao ponto de, os mais extremos, exaltarem as armas e a violência.

O futurismo no Brasil teve como adeptos artistas que viajavam com certa frequência para a Europa. Entre eles, destacaram-se os modernistas Anita Malfatti e Oswald de Andrade, dois artistas que tiveram contato direto com o autor do manifesto futurista. Logo, essa corrente fomentou no país um intenso debate cultural.

O conceito básico do Futurismo era o da negação e desconexão total com a arte e cultura do passado, celebrando e reconhecendo unicamente o progresso, as novas tecnologias e a vida urbana, ideias estas que eram representadas pelos sentidos de intensa velocidade e energia.

Dinamismo de Um Cão na Coleira
Datada de 1912, a pintura de Giacomo Balla é outro exemplo bastante célebre da exaltação do movimento e da velocidade através da arte futurista. Ao desenhar um cachorro que está passeando, o artista consegue traduzir o entusiasmo do animal, dando a impressão de que o corpo dele estremece.

Esse movimento é responsável por mais de trinta manifestos, com a primeira publicação em fevereiro de 1909, pelo autor Filippo Tommaso Marinetti. Esse manifesto, seguindo a ideologia futurista, apresenta temas que engrandece a vida moderna: o automóvel, a eletricidade, a velocidade, a máquina.

Os principais temas trabalhados pelo Futurismo são: Movimento, tecnologia e vida urbana.

Características do Futurismo:
Propaganda como principal forma de comunicação; Uso de onomatopeias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias; Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade; Pinturas com uso de cores vivas e contrastes.

Importância do Futurismo
O futurismo foi um importante movimento por conta da sua relevância acerca de alguns conceitos, entre os quais se destacam: o mito do progresso, a ideia evolucionista da arte, a concepção positiva do desenvolvimento técnico e a própria percepção da efemeridade da vida.

O Futurismo pode ser divido em três fases, do momento da sua criação em 1909 até seu ocaso em 1920: a primeira, chamada heróica, de 1909 a 1915, cujo centro era Milão; a segunda, de 1916 a 1918, com interesses pelo teatro, cinema e política; e a terceira, de 1918 a 1920, de caráter sócio-político.

Manifestação artística que valorizava o desenvolvimento tecnológico. O Futurismo foi uma movimentação artística que fez parte das vanguardas europeias (movimento que causou uma ruptura com a tradição cultural do século XIX), assim como o Cubismo, Dadaísmo, Expressionismo e Surrealismo.

Futuristas são profissionais cujo trabalho é observar e prever. Eles pesquisam tendências, conversam com pessoas com experiências diferentes e estudam como as coisas estão mudando. Quanto mais longe forem capazes de enxergar a mudança, mais isso ajuda seu trabalho.

Filippo Tommaso Marinetti

Em setembro de 2009, o Manifesto Futurista fez o centenário, surgido da ideia original de Filippo Tommaso Marinetti, dado a lume nas páginas do jornal parisiense Le Figaro.

Dentre estes podemos citar: a partilha da Ásia e África, enquanto Inglaterra e França se sobressaíram em virtude da conquista de grande parte do território e seus inúmeros recursos.

  • Umberto Boccioni
  • Giacomo Balla
  • Carlo Carrà
  • Gino Severini
  • Joseph Stella
  • Giorgio Morandi