O que diz o Exército sobre Bolsonaro?

Perguntado por: bvilela . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Comandante do Exército diz que Bolsonaro tem 'dignidade' e promove 'culto à família' – Política – CartaCapital.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) adotou a reclusão e o silêncio após as eleições. Há um fator médico que justifica essa decisão: ele está com uma infecção na perna, segundo relatou o vice-presidente Hamilton Mourão.

Forças Armadas reafirmam apoio à democracia e dizem que manifestações são legítimas, mas condenam excessos.

80. Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacância dos respectivos cargos, serão sucessivamente chamados ao exercício da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. Art.

Uma intervenção militar só pode ocorrer de forma legal quando há concordância de sua necessidade pelos poderes constituídos. Intervenção militar é uma ação realizada por forças militares, seja no interior do próprio país, seja contra outro território.

A intervenção pode ocorrer se uma parte do País se declarar independente (o que é crime, pois, segundo a Constituição, a República Federativa do Brasil é uma união indissolúvel entre estados, municípios e Distrito Federal).

A força militar do Exército Brasileiro ocupa a 10ª posição de destaque, em 2022, segundo dados levantados pelo site internacional Global Fire Power, em relação a 142 países.

general-de-exército; marechal.

Michelle trabalhou como funcionária na Câmara dos Deputados entre 2004 e 2008. Ela começou no gabinete parlamentar do deputado Vanderlei Assis (PP-SP), cujo mandato foi recomendado para ser anulado pela Comissão Parlamentar de Inquérito para o "Escândalo dos Sanguessugas" em agosto de 2006.

O sigilo de 100 anos surgiu junto com a Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor durante o governo de Dilma Rousseff, em 2011. A lei define as situações em que a restrição de acesso a informações pode ser aplicada, considerando prazos que variam de cinco a 25 anos, de acordo com o nível de risco dos dados.

Interpretação do art. 66, § 7º, da Constituição da República. Estamos diante de uma situação na qual o Chefe do Poder Executivo deixa transcorrer o prazo legal de 15 dias úteis sem assinar o projeto, configurando a chamada sanção tácita, proveniente do silêncio.

O encontro do presidente Jair Bolsonaro com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica nesta quinta, 24, mostra a intenção dele de alinhar o discurso na reta final do governo e se aproximar dos comandantes antes que eles sejam trocados pela próxima gestão.

São funções das instituições militares: assegurar a integridade do território nacional; defender os interesses e os recursos naturais, industriais e tecnológicos brasileiros; proteger os cidadãos e os bens do país; garantir a soberania da nação.

Relatório de militares não aponta fraude nas eleições; TSE afirma que recebeu documento com “satisfação” O Ministério da Defesa enviou ao TSE nesta quarta-feira (9) o relatório das Forças Armadas sobre as eleições e o sistema eletrônico de votação.