O que diz o Espiritismo sobre sofrimento?

Perguntado por: rfurtado4 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Enquanto algumas nações estorcegam em sofrimentos inomináveis, padecendo injunções de terríveis dores, outras explodem em falsas alegrias e em alguns estertores do prazer, desfrutando da ilusória alegria dos sentidos, longe das emoções transcendentes da harmonia ou felicidade reais.

Segundo ele, a ignorância seria a sua causa principal. Quando ignoramos a nossa verdadeira natureza espiritual, não cogitamos das questões mais profundas do ser e desconhecemos a Lei Suprema. Erramos porque agimos orientados pelo egoísmo, porquanto somos ignorantes ao que se refere às diretrizes da Lei Natural.

Por que sofremos tanto com angústias, depressões, dores afetivas, frustrações, traumas e outras tantas emoções? Em essência, as pessoas sofrem porque tendem a interpretar tudo sob uma ótica dramática. E também em função de fatores educacionais: não aprenderam a gerar confiança em si mesmas.

As 6 causas do sofrimento humano

  • SIMBÓLICA – CONEXÃO DO SER COM AS COISAS. ...
  • FÍSICO - A medicina cuida de questões físicas.
  • FONTE AFETIVA INTERNA (SENSAÇÕES)
  • FONTE AFETIVA EXTERNA (COMUNIDADE)
  • INTELECTUAL – (ACREDITAR EM ALGO ERRADO, DESCONHECIMENTO) ...
  • O que o psicólogo tem que ter – feeling.
  • O paciente não é só um corpo.

A depressão tem a ver com a incapacidade de trabalhar boas emoções. Ressalta-se especialmente orgulho, raiva, ódio e vingança. Nós espíritas sabemos que têm ainda as causas exógenas. Essas causas são espirituais no sentido de seres que já desencarnaram e continuam vivos entre nós.

A dor não é só orgânica, existe também a dor espiritual que segundo Sanders surge quando a visão (do paciente) de (sua) vida espiritual e (sua) experiência de vida estão em um estado de incompatibilidade ou conflito. É uma dor profunda, no ser ou na alma, e não é física.

Uma das suas funções é despertar a fé. Outro tipo de sofrimento é o de natureza moral. Forja e purifica o caráter, faz com que deixemos de ser dúbios ou tépidos em nossos sentimentos mais básicos. Todos os que têm caráter adquiriram-no vivendo diferentes gradações desse tipo de sofrimento.

Dor Espiritual: Resistência em aceitar o estado terminal, representada pela crença de que voltaria a caminhar e a negação de que este quadro era irreversível.

As principais causas de sofrimento são: Limitações naturais - desde quando nasce o ser humano está sujeito a doenças, acidentes e à morte. A não aceitação dessas limitações é uma grande causa de sofrimento.

O sofrimento surge sempre associado a eventos, sobretudo externos (outras pessoas, doença, desemprego, perda de ente querido etc.). É importante realçar, no entanto, que o estado de aflição severa é sentido interiormente; daí ser usual a hipótese de haver algum dano em órgão interno, como no coração, no fígado etc.

O sofrimento é um meio que Deus usa para fazer crescer na fé. Pedro diz que o sofrimento é comparado à ação do fogo, como um elemento purificador, um elemento que torna o objeto aprovado, aperfeiçoado, confirmado.

Como parar de sofrer com amor

  1. Ame-se incondicionalmente. Um amor não correspondido mexe com a autoestima e autoconfiança de qualquer pessoa. ...
  2. Desligue-se da pessoa. ...
  3. Evolua. ...
  4. Mude o foco. ...
  5. Permita-se o novo. ...
  6. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Crie distância física do que causa angústia
Criar uma distância, seja física ou mesmo virtual, entre nós e a pessoa ou situação que causa incômodo pode ajudar com a angústia pela simples razão de que, por não estarmos em contato direto, não somos obrigados a pensar sobre isso ou processar o que te magoou o tempo todo.

Porque não vivemos mais no Éden. A única forma de uma pessoa justa não sofrer é viver com outras pessoas justas; mas, como vivemos em um mundo em que é mais “legal” ser injusto, estamos todos fadados ao sofrimento. É por isso que muitos concluem que não vale a pena ser justo. Afinal, vão sofrer mesmo assim...

“Todas as emoções que reprimimos são somatizadas, expressas através do corpo, muitas vezes na forma de doença. Quando negamos uma emoção, ela encontrará uma forma alternativa de se expressar”, insiste Rodellar. “Suprimir as emoções afeta sua saúde.

De maneira mais temida e profunda, temos as doenças, o corpo que deixa de ser obediente e a morte.

Deus não é indiferente a nada e nos dá meios para que alcancemos a sua graça. Isso também acontece quando o assunto é a depressão. Um desses meios é a própria Palavra de Deus. Ela é, por excelência, a mensagem que Deus tem para nossas vidas.

Devemos ter a vontade firme de eliminar o mal invasivo da depressão, e vários caminhos podem ser percorridos: tratamento medicamentoso (às vezes necessário), trabalho espiritual incluindo a desobsessão, água fluidificada, passes magnéticos, trabalho beneficente, mudança de atitude mental, etc.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

A dor da alma tem como causas situações conhecidas ou desconhecidas do sujeito, que se concretizam em sentimentos e emoções penosas e, muitas vezes, sem descrição possível. O medo, a angústia, a tristeza, a insegurança e a desesperança são paralisantes e tornam-se companhia constante da pessoa.