O que diz o Espiritismo sobre João de Deus?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

'João de Deus não é espírita', diz Federação Espírita Brasileira | Distrito Federal | G1.

O médium João Teixeira de Faria, também conhecido como João de Deus, foi condenado a quase 100 anos por crimes sexuais em mais três processos nesta segunda-feira (10), em Abadiânia, no Entorno do Distrito Federal. As condenações são referentes aos crimes de estupro de vulnerável e de violação sexual mediante fraude.

Faria nasceu em Cachoeira da Fumaça, Goiás (atualmente Cachoeira de Goiás). Ele afirma que completou apenas dois anos de educação formal, não possui qualquer treinamento médico e se descreve como um "simples fazendeiro".

São João Batista
João Batista foi profeta e precursor de Jesus Cristo. Era filho de Zacarias, um sacerdote de Jerusalém, e de Isabel, parente da mãe de Jesus. João apareceu como pregador itinerante em 27 d.C. Aqueles que confessavam seus pecados eram por ele lavados no rio Jordão, na cerimônia do batismo.

São João Batista na idade adulta
Em certo momento de sua vida, São João residiu no deserto para poder rezar e fazer sacrifícios para Deus perdoar os pecados dos fiéis. Por ser um local com poucas alternativas para a sobrevivência, João vivia com muita dificuldade, porém sua fé era maior que qualquer coisa.

João de Deus, nascido na Vila da Cachoeira em torno de 1771, foi um dos principais protagonistas da Inconfidência Baiana. Casado, era pai de cinco filhos e tinha somente 27 anos quando foi preso pela participação na rebelião.

O médium realizava na Casa diversos atendimentos espirituais e suas polêmicas cirurgias de “cura” sem nenhum aparato médico convencional. A fama, no entanto, encobria diversas denúncias de abusos sexuais em mulheres que frequentavam a rotina da instituição e que colocaram sua fé à prova após os acontecimentos.

  • Dalva Teixeira
  • Sandro Teixeira de Faria
  • Edimeire Faria

Crianças entre as vítimas
Mais de 300 mulheres já denunciaram o ex-líder espiritual por crimes sexuais. Segundo o Ministério Público, João Teixeira costumava seguir um padrão ao escolher as mulheres que ele queria ver a sós, em um de seus aposentos privativos, durante os atendimentos ditos espirituais.

por violação sexual mediante fraude, a dois anos e meio de reclusão, que podem ser cumpridos em regime aberto, em maio de 2021; por estupro e estupro de vulnerável contra quatro mulheres, a 44 anos de prisão.

Elas afirmavam que foram abusadas sexualmente durante os atendimentos espirituais na casa Dom Inácio de Loyola. Em março de 2020, João de Deus deixou a cadeia e passou para o regime de prisão domiciliar, em Anápolis, voltando para o presídio em agosto de 2021.

Ao todo, o médium foi denunciado por crimes praticados contra 66 vítimas e acabou condenado em 56 casos.

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) já denunciou o religioso 15 vezes por crimes sexuais. João Teixeira de Faria já foi condenado por abusr de dez mulheres. Em juízo, restam 12 denúncias, as quais envolvem 56 mulheres, que ainda aguardam o julgamento.

“Fiquei 6 anos e meio, daí acabou Abadiânia”, fala se referindo ao período em que os abusos sexuais envolvendo o médium foram revelados. Atualmente, um dos filhos ainda trabalha na parte espiritual da casa. Apendeu inglês, francês e italiano, além de falar outras línguas, mas não de forma tão fluente.

Características predominantes nome João
Este nome representa alguém que gosta de ajudar, que se realiza na ligação emocional que estabelece com o outro, que valoriza a companhia e a amizade. Tem um espírito inquieto, vibrante e rebelde e uma forte atração pela novidade.

Segundo a Igreja Católica, São João é na verdade João Batista. O personagem bíblico é considerado pela crença o precursor de Jesus e o último dos profetas. João Batista anunciou a chegada de Jesus Cristo e o batizou nas águas do Rio Jordão.