O que diz o Espiritismo sobre as doenças?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

A saúde e a doença, por exemplo, estão no espírito e não na matéria, como enxerga a medicina tradicional. "Levamos em consideração a vida passada daquele paciente. Por exemplo, uma criança com leucemia. Temos visto que, em muitos casos, esse espírito precisa passar por essa evolução nesta vida.

Falta de paciência, irritação, fragilidade emocional, pensamentos negativos, bocejo excessivo e até dores em algumas regiões do corpo, quando descartadas as causas médicas, podem ser sinal de que você precisa de ajuda espiritual.

A medicina é na Terra a misericórdia de Deus, que não lega o sofrimento sem recurso, e seguirá de progresso em progresso curando e aliviando doenças, sob a inspiração do Espíritos Superiores, que servem a Deus junto à humanidade.

“Em nosso corpo existem pontos de energias que quando não liberadas se acumulam e desenvolvem um incômodo orgânico”, revela a psicóloga. Cristina Cairo, escritora sobre a linguagem do corpo, diz que uma simples gripe representa que a pessoa está se sobrecarregando demais no trabalho ou de preocupações.

O objetivo do apoio espiritual no câncer de mama é ajudar a pessoa a ponderar sobre questões da vida, o significado da existência, suas crenças no pós-morte e também permitir que faça certos reparos, resolvendo pendências que possam tirar sua paz de espírito.

Conhecidas como “doenças da alma ou psicossomáticas”, a depressão, ansiedade, medo, pânico e aflição se alojam no corpo causando problemas de pele, gástricos, respiratórios e até mesmo, câncer, tirando a alegria de viver, a fé e a esperança, contaminando todas as áreas da vida.

Rotina acelerada e estressante, problemas no trabalho, falta de contato com os amigos, falta de tempo para o lazer, esses são fatores que podem originar as doenças da alma. Elas são principalmente as que afetam nosso psicológico, como a depressão, ansiedade, angústia e fobias.

Ó gloriosa Maria Santíssima, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, tem piedade dos doentes com câncer, intercede por eles a teu Filho Jesus, alivia as terríveis dores causadas por esse maldito câncer e dá-os paciência até alcançar a completa cura e libertação do corpo, da mente e do espírito, pela intercessão de todas as ...

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer são: atividade física, tabagismo, alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.

São Leopoldo Mandic

São Leopoldo Mandic é declarado padroeiro de pacientes com câncer.

Essa cura acontece pela confissão, pois ela é o remédio para a cura da alma. Nós precisamos frequentar a graça que Deus nos concedeu com imensa assiduidade, que são os sacramentos: a Eucaristia e a confissão. Se queremos a cura da alma, precisamos confessar e receber a absolvição dos pecados.

Para os seguidores do candomblé, o herói veste palha-da-costa da cabeça aos pés, carrega uma lança coberta de taliscas de dendezeiro, tem o poder de levar para longe do planeta qualquer enfermidade e atende pelo nome de Omulu, o orixá da cura.

Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade.

Com a posse completa do veículo físico do sensitivo, os médicos espirituais podem orientar energias extrafísicas de forma inteligente, executando diversos procedimentos, inclusive as chamadas “cirurgias hiperfísicas”, aquelas que ultrapassam os limites físicos dos corpos humanos.