O que diz o Espiritismo sobre acender vela?

Perguntado por: dsouza . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
3.9 / 5 18 votos

Ele nos ensinou: "Quando acendemos uma vela, colocamo-la, não debaixo da mesa, mas sobre o castiçal, para que ilumine a todos que estão em casa. Assim, deve brilhar vossa luz diante dos homens, para que eles vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está no céu" (Mt 5,14 -17).

Para os católicos, o ato de acender uma vela é muito importante, pois representa o reconhecimento da ação e presença de Deus na vida do cristão.

Nunca se esqueça de colocar 2 copos com água ao lado de uma vela quando esta for para Anjos, Orixás, Santos... O da direita lhe dará energias positivas e o da esquerda levará suas energias negativas.

O fogo da vela representa a grande fonte de energia que transforma e revigora todas as matérias existentes no universo. Quando acendemos uma vela, estamos ativando uma energia que nos liga ao plano espiritual, estimulando a nossa alma e enviando as nossas orações as divindades.

Não deixe a vela acesa sem supervisão e certifique-se de que ela queime em um local seguro, longe de substâncias inflamáveis. Use a tampa da vela por baixo do pote enquanto ela estiver acesa para proteger a superfície em que ela estiver apoiada. Não toque na cera enquanto a vela estiver acesa.

Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.

Jesus, como uma vela, se sacrificou no fogo de sua Paixão por nós. Ele, por excelência, é a vela que se consumiu em chamas de amor diante de Deus. Por isso uma vela acesa significa o ardor de uma alma que se dá amorosamente a Deus. A chama acesa da vela também representa a oração de um coração que mantém a fé viva.

laranja

Acenda a vela e concentre-se na abertura dos seus caminhos, sucesso, prosperidade… Caso queira, coloque também uma vela na cor laranja e observe que você estará concentrado em novas oportunidades, empreendimentos, mudanças de planos, encorajamento, ambição, criatividade, otimismo - e imagine conseguindo o seu sucesso.

Oração para acender a sua vela:
"Senhor, que sois luz sem ocaso, ao acender essa vela possa a minha fé se fortalecer, a minha esperança se renovar e a minha caridade crescer. Quero também ser luz neste mundo, testemunhando com a minha vida a grandeza do vosso amor".

Quando você quiser realizar um desejo, acenda uma vela branca sobre um pires em oferecimento a Santo Expedito. Quando o seu objetivo for alcançado, bata o pé direito três vezes, repetindo o nome do santo a cada batida, e acenda outra vela branca, também sobre o pires, em agradecimento.

VELA BRANCA
Representa a pureza e a sinceridade. É utilizada para se obter paz de espírito, harmonia e equilíbrio em casa.

“A gente nunca deve colocar a vela embaixo de armários, embaixo de lençóis ou camas, em lugares onde o fogo pode se alastrar”, diz. Por fim, a coordenadora indica evitar dormir com as velas acesas, assim, não há riscos de quedas.

Quarta-feira - Vela amarela
Acenda a vela e, olhando fixamente para a chama, faça uma oração de sua preferência para o seu anjo da guarda, pedindo proteção e alegria. Você pode realizar a oração antes de começar a trabalhar ou estudar, para ficar mais motivado(a) e concentrado(a) para realizar as tarefas.

Se puder, mantenha sempre acesa a vela branca de 7 dias para o seu anjo da guarda, ao lado de um copo d'água, no seu altar. Utilize um suporte próprio para não correr o risco de causar incêndios.

Nunca mova ou toque a vela após acendê-la ou quando a cera estiver derretida, pois o suporte ficará muito quente.

SEXTA-FEIRA: Vela amarela; Acenda essa vela na sexta para Nossa Senhora Aparecida e peça saúde e casamento; SÁBADO: Vela azul (se quiser, pode acender uma vela branca junto). DOMINGO: Velas rosa e azul.

Em relação aos falecidos, a Igreja Católica orienta que os fiéis orem por essas pessoas, rogando para que Deus ilumine as suas almas. Por isso, muitos devotos têm o hábito de acender velas, ajudando nessa iluminação.

O problema é que esse agente pode interagir com outros gases da atmosfera e, aí sim, formar moléculas com potencial cancerígeno. “Não há necessidade de abolir tais itens, mas precisamos levar em conta que casas e prédios modernos têm pouca ventilação, o que favorece o acúmulo dessas substâncias”, diz Lewis.