O que diz o Código de Ética da enfermagem?

Perguntado por: lpadilha8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

O profissional de enfermagem respeita a vida, a dignidade e os direitos humanos, em todas as suas dimensões. O profissional de enfermagem exerce suas atividades com competência para a promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os princípios da ética e da bioética.

O Código de Ética é definido como um conjunto de normas que, por força de lei, determina quais são os direitos e deveres de um grupo profissional em relação às suas atribuições e responsabilidades (OGUISSO e SCHMIDT, 1999).

O Código inclui cinco capítulos com referências aos direitos, deveres dos profissionais, proibições, infrações e penalidades e aplicações das mesmas.

De grande importância para o enfermeiro, o código estabelece comportamentos essenciais para uma prática ética da profissão. Através de normas, recomendações de conduta e princípios éticos e morais, o documento foi elaborado para conduzir da melhor forma a rotina dos enfermeiros.

Na saúde, ela pode ser compreendida como o conjunto de regras e preceitos morais de um indivíduo. E isso deve ser aplicado à avaliação de méritos, riscos e preocupações sociais das atividades de promoção do bem-estar dos pacientes enquanto leva em consideração a moral vigente em um determinado tempo e local.

A última atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem aconteceu em 2017, através da Resolução Cofen nº 564/2017.

PRINCÍPIOS ÉTICOS
Honestidade; • Integridade; • Respeito; • Justiça; • Transparência; • Equidade; • Solidariedade; • Responsabilidade profissional; • Responsabilidade socioambiental; • Comprometimento; • Cidadania.

De acordo com Aristóteles, os valores éticos são os seguintes: coragem, temperança, liberdade, magnanimidade, mansidão, franqueza e justiça.

Art. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.

Art. 24 - Prestar à clientela uma assistência de Enfermagem livre dos riscos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência.

O que é ética na enfermagem e na área da saúde? Em linhas gerais, a ética pode ser definida como um conjunto de regras e preceitos morais que orientam o indivíduo a viver em sociedade. Diz respeito também à sua postura profissional e ao relacionamento com seus pares, com o público e com instituições.

Prestar assistência de enfermagem segura, humanizada e individualizada aos pacientes, sob supervisão do enfermeiro, assim como colaborar nas atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas na Instituição; 2.

Ação irrefletida ou precipitada. Desatenção culpável. Negligência – é caracterizada, na maioria das vezes, pela omissão, a ausência de precaução, inércia, passividade, indiferença em relação ao ato realizado. Inobservância do dever.

O agenciamento moral refere-se ao desejo de prover cuidados de qualidade, o que é reconhecido tanto como uma necessidade, quanto uma responsabilidade moral. Assim, a enfermeira torna-se agente moral do doente(8).

A Enfermagem é uma profissão regulamentada pela Lei Federal nº 5.905/1973. Além dessa, a profissão é regida por outras leis, possui um código de ética e tem o apoio do Sistema Cofen/Coren, sempre com o objetivo de defender as boas práticas da enfermagem, baseadas em princípios éticos e legais.

Ética na enfermagem está estritamente relacionada à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais. Isso porque são pessoas que atuam nos cuidados a enfermos, crianças e idosos, ou seja, pessoas que precisam trabalhar com respeito à vida, à dignidade e aos direitos humanos.”

Exemplos de lapsos profissionais incluíram falsificar registros médicos dos pacientes, ausência de responsabilidades clínicas, assinar presença em uma palestra para outra pessoa, não requerer vacinas necessárias para a segurança do paciente, entre outras formas violadoras da boa conduta profissional requerida.

A ética nos serviços hospitalares envolve todo o corpo clínico, desde médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, entre outros. Todos os profissionais devem sempre manter o respeito ao paciente que está sendo tratado e buscar a melhor resolução ao problema que o mesmo se queixar.