O que diz o Código de Ética?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

O Código de Ética é definido como um conjunto de normas que, por força de lei, determina quais são os direitos e deveres de um grupo profissional em relação às suas atribuições e responsabilidades (OGUISSO e SCHMIDT, 1999).

Ética, para mim, é a manifestação de valores morais, internos, no trato com os demais. Considero, portanto, valores éticos, o respeito, a simpatia, a amizade, o afeto, a paciência, a tolerância, o exemplo, dentre outros.

Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.

EXERCÍCIOS 1) A Ética Social se apoia em seis princípios clássicos: Dignidade da Pessoa, Direito de Propriedade, Primazia do Trabalho, Primazia do Bem Comum, Solidariedade e Subsidiariedade.

O Portal A Crítica separou 10 exemplos de atitudes éticas: Educação e respeito com o próximo; cooperação e atitudes que visam à ajuda aos outros; divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades de alguém; respeito à hierarquia dentro do ambiente de trabalho ou religioso; buscar crescimento ...

O código de ética e conduta é um documento elaborado pelas empresas e que estabelece normas e padrões de comportamento, pautados em princípios morais e éticos, sempre em conformidade com a missão, com a visão e com os valores do negócio.

Esse conjunto de normas se aplica a todos que fazem parte da empresa, desde os níveis hierárquicos mais baixos até a alta direção. Da mesma forma, também pode servir como base para as relações com clientes, fornecedores, parceiros, órgãos governamentais e outros stakeholders, fazendo parte da cultura organizacional.

Mentir, difamar ou inflamar informações sobre alguém ou sobre situações. Ofensas de qualquer tipo, ferem a integridade de pessoas ou grupos. Não honrar ou procrastinar com compromissos contratuais, pagamentos e entregas. Violar, adulterar ou modificar mercadorias ou correspondências.

Jogar lixo na rua. Se ao caminhar por uma via pública uma pessoa estiver com alguma embalagem que pretenda se desfazer, pela ética ela deve jogar esta embalagem no lixo. Isso seria o correto tanto pela ética quanto pela moral.

ÉTICA NO CONTEXTO PROFISSIONAL
Nesse sentido, ser ético profissionalmente é contribuir para o bom andamento das atividades e beneficiar o clima organizacional de forma sadia e harmoniosa. Dessa maneira, o colaborador desenvolve suas tarefas com mais confiança, o que, consequentemente, gera maior produtividade.

Os valores éticos são o resultado desses estudos sobre as ações humanas. Eles determinam os princípios que nos orientam para podermos agir da melhor maneira. As sociedades adotam modelos de ação que são vistos como os melhores, esses são valores éticos mais gerais.

Um profissional ético é aquele que segue e respeita as normas e regras e está de acordo com os valores da empresa. As características de um profissional ético envolve a honestidade, o senso coletivo, a transparência e o respeito no dia a dia do trabalho.

A professora Marilena Chauí ensina, ainda, que o campo ético é constituído por três elementos:

  • Pessoa, agente ou sujeito moral;
  • Valores morais, virtudes éticas ou fins morais; e.
  • Meios para que a pessoa possa atingir os fins éticos.

Honestidade, lealdade, sinceridade são exemplos de valores éticos muito importantes para uma convivência saudável em sociedade. Um indivíduo que possui valores sólidos irá aplicá-los em seu comportamento, o que o tornará digno da confiança daqueles que cruzarem seu caminho.