O que diz o calvinismo?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.1 / 5 4 votos

A doutrina calvinista afirma que o indivíduo pode estabelecer sua própria relação com Deus, desde que a sua vivência seja baseada na pureza e na prática de bons costumes. Calvino se opôs ao fato de a Igreja Católica ser a única forma de o fiel se relacionar com Deus.

Já para a doutrina calvinista, Deus escolhe entre os pecadores aqueles a quem Ele quer regenerar e salvar, para que a glória dEle seja manifestada. Dessa forma, a eleição não está condicionada à vontade do homem, mas a de Deus.

Lutero acreditava que as almas poderiam ser salvas pelas boas obras (ou seja, por aquilo que os cristãos fizessem em vida), enquanto que Calvino defendia que a salvação só poderia acontecer por meio da predestinação. A disputa, que era sobretudo teológica, se baseava no modo como ambos os teólogos concebiam a Deus.

Por que não sou calvinista é uma defesa bíblica, teológica e filosófica do arminianismo feita de maneira clara, conciliadora e em linguagem acessível, alcançando um público mais abrangente, além de ser uma excelente contribuição para o debate soteriológico nesta geração.

A diferença e que o luteranismo é uma denominação cristã ligada a Martinho Lutero , pioneiro da reforma da igreja na Alemanha a partir de 1517. é o calvinismo é tanto um movimento religioso protestante quando uma ideologia sócio- cultural com raízes na reforma iniciada por João Calvino em Genebra no século XVI .

O calvinismo é uma doutrina religiosa, também chamada de fé reformada. O ponto central do pensamento religioso de João Calvino é a predestinação. O calvinista acredita que, desde a criação do mundo, Deus estabeleceu quais indivíduos seriam salvos e quais seriam condenados.

A Reforma de Lutero
Calvino ficou na cidade durante dois anos, mas elaborou um código litúrgico e cível tão severo que acabou sendo expulso pelo conselho municipal.

O Calvinismo é uma doutrina teológica surgida a partir da Reforma Protestante, ocorrida no século XVI. A doutrina calvinista surge a partir das interpretações feitas pelo João Calvino (1509-1564), um estudioso convertido ao Protestantismo em 1533, às ideias de Lutero.

O debate calvinista-arminiano foi uma disputa teológica entre protestantes europeus que ocorreu na República Unida dos Países Baixos no início do século XVII. Os pontos teológicos em questão permanecem como a base de discordâncias entre alguns protestantes atuais, especialmente os evangélicos.

Nesse ponto há uma grande diferença com o catolicismo. Seriam os clérigos católicos que avaliariam – no mundo material, pois no espiritual seria Deus – se a pessoa seria salva ou não, utilizando a prática da confissão. No calvinismo era a própria pessoa a regular sua conduta, interiorizando esses preceitos morais.

Entre outras coisas, as teses abominavam principalmente os dogmas eclesiásticos. Para Lutero, uma das práticas mais absurdas era a venda de indulgências, na qual o perdão era concedido mediante uma oferta paga em dinheiro.

Há aspectos semelhantes entre as ideias de Martinho Lutero e João Calvino: ambos são contrários ao direito concebido à maneira de Aristóteles e da Igreja Católica, porém, de modo mais completo e acadêmico.

Os Cinco Pontos do Calvinismo, (conhecidos pelo acróstico TULIP, referente às iniciais dos pontos em inglês) são uma síntese feita no século XX para interpretar os cânones teológicos definidos no Sínodo de Dordrecht, no âmbito da disputa entre calvinistas e arminianos acerca da Predestinação.

Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo
Todas são doutrinas protestantes, que se distinguem pelo fato de assumir diferentes características mediante os seus precursores. Assim, a primeira doutrina protestante é o Luteranismo, na Alemanha, a qual influenciou o Calvinismo, de João Calvino, na França.

Sua doutrina fundamental era a predestinação absoluta à vida ou à morte, ao bem ou ao mal, com isso negava o livre-arbítrio. A Igreja era a comunidade dos eleitos à glória, os únicos sacramentos que admitia eram o batismo e a eucaristia.