O que diz o artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Art. 115. O veículo será identificado externamente por meio de placas dianteira e traseira, sendo esta lacrada em sua estrutura, obedecidas as especificações e modelos estabelecidos pelo CONTRAN.

§ 6º Os veículos de duas ou três rodas são dispensados da placa dianteira.

Quando a infração for punida com a penalidade de apreensão do veículo, o agente deverá adotar imediatamente a medida administrativa de recolhimento do CRLV. Em relação às infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro, ocorre a apreensão de um veículo quando o condutor: dirigir sem possuir CNH ou Permissão.

Sim! Segundo a RESOLUÇÃO 90 DE 24 DE MAIO DE 2016, é permitido!

Quem ainda não precisa fazer a troca? De acordo com a Resolução 780 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), hoje, o proprietário de veículo que ainda está com a placa antiga pode permanecer com ela desde que a mesma esteja em perfeito estado.

§ 1º O CONTRAN disciplinará o uso dos equipamentos obrigatórios dos veículos e determinará suas especificações técnicas. § 2º Nenhum veículo poderá transitar com equipamento ou acessório proibido, sendo o infrator sujeito às penalidades e medidas administrativas previstas neste Código.

Deixar o condutor, envolvido em acidente sem vítima, de adotar providências para remover o veículo do local, quando necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito: Infração - média; Penalidade - multa.

A prefeitura alerta que furtar, danificar ou destruir placas de trânsito é considerado crime contra o patrimônio público. Quem for flagrado pode pegar de seis meses a três anos de prisão, além de multa.

O parágrafo 6º do Art. 115 do CTB dispensa os veículos de duas ou três rodas da placa dianteira, que nos remete pela lógica às motocicletas, motonetas e triciclos.

O que é? Consiste na consulta online a dados do CRV (Certificado do Registro do Veículo), antigamente chamado de DUT. O CRV é o documento utilizado para a transferência do veículo.

256 do Código de Trânsito Brasileiro , a autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, dentre as infrações nele previstas, a penalidade de suspensão do direito de dirigir.

Consultar online suas infrações de trânsito

  1. Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com o Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA e possuir CNH Digital ativa. ...
  2. Realizar consulta.

A suspensão do direito de dirigir é uma penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Para que seja aplicada, é instaurado administrativamente Processo de Suspensão do Direito de Dirigir (PSDD) contra condutores infratores, visando suspender a CNH por um prazo que varia de 02 a 24 meses.

Pode viajar com para-choque quebrado? Se a peça estiver quebrada ao ponto de comprometer a segurança é proibido viajar. Caso você insista em pegar a estrada com o para-choque quebrado e seja parado em uma blitz será impedido de seguir viagem.

Localizado na parte frontal do automóvel, o para-choque dianteiro é responsável por minimizar os impactos provocados pelas colisões frontais entre dois veículos, além dos choques entre carros que trafegam no mesmo sentido, tão comum no trânsito das grandes metrópoles.