O que diz o artigo 113 da ANEEL?

Perguntado por: ebarreto . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

113, inciso I, da Resolução 414/2010, da ANEEL, modificada pela Resolução nº 479 /2012, que prevê a limitação de cobrança aos três últimos ciclos de faturamento imediatamente anteriores ao ciclo vigente, prevista para a hipótese de faturamentos incorretos por motivo de responsabilidade da distribuidora.

175 da resolução 414/2010 da Aneel. A cobrança do custo administrativo gerado a partir da religação da unidade consumidora à revelia da concessionária do serviço público, para ter validade, exige a lavratura do TOI ou de formulário próprio da distribuidora, cuja cópia deve ser entregue ao consumidor, nos termos do art.

129 da Resolução 414/2010 da ANEEL e seus parágrafos: “Art. 129. Na ocorrência de indício de procedimento irregular, a distribuidora deve adotar as providências necessárias para sua fiel caracterização e apuração do consumo não faturado ou faturado a menor.

O que não deve ser cobrado na conta de luz? O que não deve ser cobrado na conta é o ICMS em cima dos custos de transmissão e distribuição, que já são previstos na Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição (TUSD) e a Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Transmissão (TUST).

Para Leite, a primeira recomendação quando a conta alta chegar é observar o valor marcado no relógio da residência. “Se houver [erro], o consumidor pode contestar e pedir para rever a leitura.” Neste caso, o ideal é que a pessoa tire foto do relógio de leitura para poder comprovar que há um erro no valor da conta.

Art. 1º Esta Resolução Normativa estabelece as Regras de Prestação do Serviço Público de Distribuição de Energia Elétrica, nas quais estão dispostos os direitos e deveres do consumidor e demais usuários do serviço.

Desde 17 de abril de 2012, quando entrou em vigor a Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, o consumidor brasileiro pode gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada.

Estabelece as Instruções Reguladoras das Normas Técnicas da Cartografia Nacional.

A luz do artigo 130, inciso III, da Resolução n.º 414/2010 da ANEEL, a recuperação deve recair sobre a média dos três maiores valores encontrados nos 12 ciclos imediatamente anteriores à constatação da irregularidade, podendo a cobrança retroagir a todo o período em que o consumidor se beneficiou com a irregularidade.

A Resolução Normativa ANEEL nº 1.000/2021 estabelece as Regras de Prestação do Serviço Público de Distribuição de Energia Elétrica. Entrou em vigor em 3 de janeiro de 2022 e revogou a Resolução Normativa nº 414/2010 e demais resoluções anteriores sobre o tema.

Além de regular o funcionamento da rede de abastecimento, outro papel da Aneel é fiscalizar os serviços públicos e privados que atuam como fornecedores de energia. O trabalho de fiscalização tem como objetivo instruir agentes do mercado quanto ao cumprimento das obrigações de contrato e regulamentação.

A agência é administrada por uma diretoria colegiada, formada pelo Diretor-Geral e outros quatro Diretores. As funções executivas da ANEEL estão a cargo de 16 superintendentes.

Resolução 1000 da ANEEL, seus direitos sobre energia elétrica, agora num só lugar! (2022) — Agência Nacional de Energia Elétrica.

em até 5 dias úteis: para conexão em tensão menor que 2,3 kV; em até 10 dias úteis: para conexão em tensão maior ou igual a 2,3 kV e menor que 69 kV; em até 15 dias úteis: para conexão em tensão maior que 69 kV.

A restituição do ICMS na conta de luz decorrente de uma ação judicial, seja individual ou coletiva, e poderá ser operacionalizada de três formas: via compensação com débito futuros, caso a empresa realize o pagamento de ICMS de maneira regular; via precatório, caso a empresa esteja no Simples Nacional ou observe ...

A resposta pode variar de acordo com a legislação local e com as políticas da concessionária de energia elétrica. No geral, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determina que o consumidor pode ter o fornecimento de energia elétrica interrompido após 90 dias de atraso no pagamento.