O que diz Neemias 8?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel.

Neemias nos ensina a confessar nossos pecados a Deus
Ele ora a Deus para perdoar seu povo e resgatá-lo de sua própria rebelião contra ele. Afinal, foram, principalmente, seus pecados que levaram Deus a enviar os babilônios a Jerusalém e levá-los ao cativeiro.

Por último, e uma das lições de gestão mais preciosas de Neemias: a justiça e a integridade. Neemias não tinha a obrigação de reconstruir os muros de Jerusalém, ainda assim, ele deixou o palácio a fim de cumprir essa missão, motivado por sua integridade e pelo desejo de ver a cidade sendo respeitada novamente.

Neemias não se intimidou com a aparente destruição de Jerusalém, porque tinha uma visão de uma cidade reconstruída e sonhava com o cumprimento das profecias do Senhor com relação a Israel. Temos que aprender com Neemias a levantar nossa vida das ruínas, principalmente pagando um preço por meio da oração e do jejum.

Neemias estava em Jerusalém com o propósito de reedificar os muros de Jerusalém, esteve ali três dias. Uma grande oposição se levantaria. Estava convicto de sua responsabilidade, tinha poucos para o ajudarem. Definido, discreto e cuidadoso, guardou no seu coração o segredo que Deus lhe revelara.

O livro de Neemias registra um período importante na história judaica, que incluiu a reconstrução da cidade de Jerusalém e a reedificação da vida espiritual dos judeus que tinham voltado do cativeiro. Quando os israelitas voltaram para Jerusalém após a longa escravidão na Babilônia, encontraram sua cidade em ruínas.

Neemias orou pedindo que Deus o fizesse prosperar em seu plano, que Deus fizesse dar certo o que ele pedia a Deus.

Neemias foi usado por Deus para a reconstrução dos muros de Jerusalém que estavam destruídos no pós-exílio. Judeu (1:6b), filho de Hecalias (Ne1:1), ele fazia parte da geração de israelitas que foram levados cativos para a Babilônia. Na corte real, possuía um cargo muito importante e de grande responsabilidade.

A reconstrução dos muros de Jerusalém foi um milagre
Em primeiro lugar, naquela época os muros e os portões eram símbolos da força e da estabilidade de uma cidade. Então não raramente, quando uma cidade era conquistada tão logo seus portões eram retirados, e seus muros, derrubados.

Edificar um muro espiritual significa cercar a casa com a bênção de Deus por todos os lados, desde as portas até o lugar mais interno do lar, em cada detalhe de nossa intimidade e vida pessoal (Deuteronômio 6.6-12).

Neemias foi um líder que fez coisas grandiosas porque tinham um grande caráter. Para ele, importavam as mesmas coisas que importavam a Deus. Ele tinha uma vida muito tranquila na Babilônia. Era copeiro do rei, um cargo de muita importância.

Quando passamos a depender somente de Deus, reconhecendo que somos nada, Deus pelo seu infinito amor nos torna tudo. "O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada." (Jo 3.27.) A nossa sabedoria é nada. Não devemos julgar saber alguma coisa, pois tudo o que temos e somos vem do Senhor.

Assim, a mensagem de Neemias é que se a sua vida familiar, profissional, acadêmica, intelectual, financeira, afetiva, social ou política está abalada, você deve começar restaurando o espírito, e isto só é possível através de Cristo. Neemias nos mostra que o profeta não apenas anuncia o futuro, mas ajuda criá-lo.

As muralhas de Jerusalém, que foram originalmente construídas para proteger a cidade contra a entrada de inimigos, servem hoje como atração turística pois perderam a capacidade defensiva.

Foram quatro meses de oração e jejum.

Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? 3 E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?

Restauração na Bíblia. O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido por pouco tempo, os restaurará, os confirmará, os fortalecerá e os porá sobre firmes alicerces. Restaurarei o exausto e saciarei o enfraquecido".

Neemias foi um homem de caráter.
Ele é descrito como uma pessoa de oração (Ne 2:4; 4:4,9; 5:19; 6:9,14; 13:14,22,29,31) e Deus abençoou seu trabalho poderosamente. Ele era um líder talentoso e carismático, que expressava um patriotismo inspirador.

Eles eram espessos e fortes (Números 13:28; Deuteronômio 3:5). Entre os judeus foram construídos muros de pedra, sendo algumas delas no templo de grande dimensão (1Reis 6:7; 7:9-12; 20:30; Marcos 13:1-2). O termo é usado metaforicamente para segurança e proteção (Isaías 26:1; 60:18; Apocalipse 21:12-20).

E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.

6 Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje oro perante ti, de dia e de noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço aconfissão pelos pecados dos filhos de Israel, que pecamos contra ti; também eu e a casa de meu pai pecamos.

Continuar lendo O que diz em Neemias 6?