O que diz na Bíblia sobre o casamento?

Perguntado por: dcurado4 . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

O casamento envolve proximidade espiritual, emocional e física. No Velho Testamento, aprendemos: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). O marido e a mulher devem ser unidos em tudo o que for possível.

Mateus 19:6
Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe".

Casamento é a união voluntária entre duas pessoas que desejam constituir uma família, formando um vínculo conjugal que está baseado nas condições dispostas pelo direito civil. O chamado "casamento civil" é o ato de união de duas pessoas sob o Direito Civil.

O casamento pode durar para sempre
Essa união eterna é possível quando um homem e uma mulher e famílias são selados nos templos sagrados, onde aqueles que têm a devida autoridade de Deus cumprem a promessa de Jesus de que “tudo o que ligares na terra será ligado nos céus” (Mateus 16:19).

O casamento não está vinculado à igreja: ele é uma cerimônia civil. É o que diz o artigo 1512 de nosso Código Civil: “ o casamento é civil e gratuita a sua celebração ”. É apenas por exceção que nossa lei confere qualquer validade ao casamento religioso.

A única ordem que diz respeito ao divórcio está baseada em Deuteronômio 24.1-4, em que a mulher que se divorciou pela segunda vez (ou caso seu segundo marido tenha falecido) não pode retornar para o primeiro marido. Deus concedeu a possibilidade do divórcio para causa da “dureza de coração” das pessoas.

Porque a esposa deve ser prioridade na vida do marido Bíblia? O marido não deve permitir que a mãe controle sua vida depois que ele se casou. Esse não é o padrão bíblico. Em vez disso, Jesus ensinou que o marido e a esposa devem se tornar um quando se casam e que ninguém deve se colocar entre eles para os separar.

Salmo 45 (ajuda a estabelecer harmonia no casamento)
4 E em tua majestade cavalga vitoriosamente pela causa da verdade, da mansidão e da justiça, e a tua destra te ensina coisas terríveis. 5 As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei; os povos caem debaixo de ti.

Salmo 32 - Para viver em harmonia com todos
Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio (Selá).

Aos discípulos, Jesus diz o seguinte: «quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério em relação a ela; e se ela, tendo-se divorciado do marido, casar com outro, comete adultério» (Marcos 10:11-12). O enfoque das palavras de Jesus é diferente na declaração pública e na declaração privada.

9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de afornicação, e casar com outra, comete badultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. 10 Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.

Respeito. Esta é a base principal de um relacionamento. Sem respeito, não existe amor, já que somente através do respeito podemos chegar a amar o outro. Respeito às opiniões, respeito ao jeito de ser, respeito às vontades.

Para os evangélicos, o casamento não é um sacramento, mas a igreja o considera uma instituição divina, importante para formalizar a união diante da comunidade e para pedir a benção de Deus.

Conheça 6 itens que indicam se o casamento pode dar certo

  • Valores semelhantes. Não é preciso (nem possível) ser igual ao companheiro, mas é fundamental que tenham valores parecidos. ...
  • Equilíbrio de temperamentos. ...
  • Disposição. ...
  • Mesma linguagem de amor. ...
  • Atração. ...
  • Gostar do outro como realmente é

25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Muitos decidem se casar porque sentem que realmente amam a pessoa com a qual estão se relacionando e desejam mais proximidade e comprometimento com ela. Na nossa sociedade, se casar é formalizar diante dos outros e, para os que professam uma religião, também diante de Deus, o amor entre duas pessoas.

4 O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.

Pois saiba que muitas pessoas têm optado por formalizar o casamento apenas no civil, dispensando a cerimônia religiosa. Nesses casos, o casamento acontece no próprio cartório. O procedimento é pouco burocrático, além de ser bastante econômico e rápido.

O casamento religioso é uma celebração importante, que simboliza a união de duas pessoas diante de Deus. É um momento único na vida dos noivos, que ficarão para sempre marcados por essa data especial.