O que diz na Bíblia sobre barba?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

A maioria dos homens citados na Bíblia tinha barba, até mesmo Jesus. Embora as barbas não sejam necessárias para a salvação, é interessante notar que quase todos os homens mencionados na Bíblia tinham barba. Como vimos, não é de hoje que deixar a barba crescer vai e vem na moda!

Dermatite seborreica e caspa podem ocorrer, sim, na região da barba — e aí temos uma situação em que deixar a cara lisa pode ajudar. “Alguns pacientes, na dermatite seborreica […], evoluem com lesões na região da barba, quando ela começa a crescer ou depois de atingir um certo comprimento”, explica Renato Lima.

Resposta: Consta no Zôhar, que a barba está ligada às treze medidas de misericórdia Divina. Ao deixar a barba crescer, o homem torna-se um recipiente para receber as bênçãos Divinas de saúde e sustento, tanto para ele quanto para sua família.

Barba é o conjunto de pelos que cresce no queixo, nas faces e na frente do pescoço do homem, e mais raramente em mulheres. O estudo da barba é chamado de pogonologia. Ao longo da história e de diferentes culturas do mundo, aos homens com barba se atribuiu qualidades como sabedoria, potência sexual e status social.

Em algumas religiões a barba é, ainda hoje, símbolo de status e sabedoria. Independentemente da motivação, o fato é que ter barba virou mais um meio que o homem encontrou para se expressar.

Muitos ultra-ortodoxos judeus deixam a barba crescer por uma interpretação rabínica do livro Levítico, em 19.27, que estabelece: "Não cortarás categoricamente as extremidades de vossas cabeças, nem danificarás a ponta de tua barba".

22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; aabominação é. 23 Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é.

19 Guardareis os meus estatutos; não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo, não semearás semente de mistura, e veste de diversos estofos misturados não vestireis.

Deixar uma barba saudável crescer sinaliza não apenas uma espécie de 'imunocompetência' no trabalho, mas também tem efeitos na forma como o indivíduo é avaliado em outras facetas da vida.”

De fato, a barba deixa os homens efetivamente mais atraentes. Mulheres tendem a ter menos atração por quem tem a pele lisinha do que por quem cultiva uma boa barba. Independentemente do lado que você escolher, o cuidado com o seu rosto e os fios que podem estar nele ou não precisam ser feitos sempre!

Quando sentir que ele perdeu o formato e os pelos já estão desgrenhados, principalmente nas laterais, é hora de aparar. Em termos de frequência, semanalmente é uma boa média para fazer a barba curta, já que esse estilo precisa de um contraste maior entre os fios pequenos e o rosto.

Faz bem para a pele
Pelos encravados no rosto, foliculite e manchas são problemas que complicam a vida e comprometem o visual de muita gente. Uma das maneiras de fugir desses aborrecimentos é deixar a barba crescer. Isso possibilita com que a inflamação que provoca o pelo encravado não ocorra e evita cicatrizes.

Há relatos de que os primeiros povos a se barbear começaram esse hábito há 30 mil anos. As suas lâminas eram feitas de pedra lascada e afiada. Na Idade Antiga, os homens eram vaidosos ao extremo, e a beleza masculina foi cultivada e exaltada até a Idade Média. Os egípcios, por exemplo, usavam muita maquiagem.

O Senhor ensinou aos filhos de Israel o que fazer para santificarem-se. Ele salientou que os sacerdotes precisavam ser dignos de desempenhar seus deveres Ele também deu instruções a Israel quanto a certas festas, rituais e leis.

Desde os primórdios dos tempos a barba tem sido sinônimo de masculinidade, poder, honra, independência, poder e elegância. Curiosamente alguns estilos de barba foram batizados com o nome de homens que popularizaram o formato na aparência masculina.

Barba é o conjunto de pelos que cresce no queixo, nas faces e na frente do pescoço do homem, e mais raramente em mulheres. O estudo da barba é chamado de pogonologia . Ao longo da história e de diferentes culturas do mundo, aos homens com barba se atribuiu qualidades como sabedoria, potência sexual e status social.