O que diz Mario Sergio Cortella?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir. É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal. É impossível falar em ética se nós não falamos em liberdade.

Felicidade não é algo em que você, ao desejar, ao atingir, senta, repousa, relaxa e pode se deleitar. Há pessoas que dizem: “Um dia eu vou ser feliz”, e eu digo: nunca o será. Afinal de contas, a felicidade não é um ponto futuro.

O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade a si e ao seu emprego.

Pensador afirma que o conhecimento científico aumenta o repertório de soluções de uma nação. Para o filósofo, escritor e palestrante Mario Sergio Cortella, a ciência desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de qualquer nação que almeje dar a seus cidadãos uma vida mais sofisticada.

humildade humildade para saber que a gente não sabe todas as coisas humildade para saber que eu preciso estar. permeável aquilo que eu tenho que alterar insisto não é tudo que eu altera mas aquilo que eu preciso alterar. é preciso fazê-lo Olha só eu sou da área de.

A tese sustentada por Cortella em seus textos opinativos pode ser resumida como a busca por uma existência com sentido, pautada por valores éticos e humanos. Ele defende a importância de refletir sobre o propósito da vida, questionar o modelo de sociedade atual e promover uma visão mais crítica e consciente do mundo.

Felicidade é sempre episódica. É você sentir a vida vibrando, seja num abraço, seja na realização de uma obra, seja numa situação em que seu time vence, seja porque algo que você fez deu certo, seja porque você ouviu algo que quis ouvir…. É claro que aquilo não tem perenidade.

Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, um sentimento de bem-estar e contentamento. Os filósofos associam a felicidade com o prazer, com os sentimentos e emoções. Segundo Aristóteles, a felicidade seria o equilíbrio e harmonia, e a prática do bem.

a mediocridade é quando você ou eu podendo fazer o nosso melhor. a gente reduz e faz apenas o possível que é menos o que pode ser feito. por exemplo quando a gente ela menino ou menina e chegava em casa.

“Liderar é ser capaz de motivar e inspirar pessoas e projetos” afirma filósofo Cortella em palestra na FGV | FGV EBAPE.

Há uma diferença estupenda entre o possível e o melhor. Num mundo competitivo, para caminhar para a excelência é preciso fazer o melhor, em vez de contentar-se com o possível. Fazer o possível é o óbvio. Agora, fazer o melhor é exatamente aquilo que cria a diferença.

Quem é humilde costuma reunir outras virtudes, como sabedoria, nobreza, tolerância, gentileza e gratidão. Não se acha nem melhor nem pior do que ninguém; simplesmente age de forma cordial e respeitosa com todos: do mais simples operário às mais altas autoridades dos poderes de um país.

Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba. Em teoria, a humildade é tida como uma qualidade bastante positiva e benéfica.

São Paulo: Cortez, acessado em 12/10/2015 in. Como é possível observar na citação de Cortella, a Ética pode ser considerada. A O conjunto de regras constituídas por uma família em sua casa. B Uma forma de dominar os hábitos que desenvolvemos de forma automática.

Os estudos mostram que, se bem utilizado, o dinheiro pode trazer felicidade sim, mas claro que sozinho ele não é suficiente para tal. Na realidade, o dinheiro ajuda mais as pessoas a saírem da pobreza e da miséria, facilitando suas vidas e diminuindo a possibilidade de tristeza.

Sabemos que fazer atividades físicas sozinho pode não ser tão animador. Então aproveite as reuniões familiares e com seus amigos para convidá-los a se juntar a você. Caminhadas, academia ou aulas de dança mais de uma vez na semana ativarão o seu otimismo e bem-estar!

A felicidade é um estado interno em que conseguimos acessar um bem-estar maior independente de situações e aquisições externas. É o liberar para sentir, para viver o presente. Quando estamos adormecidos colocamos a felicidade fora, pulamos de prazer em prazer na tentativa vã de um dia ser feliz por completo.

Para uma pessoa, uma vida plena pode estar ligada a ser dona do próprio negócio, ter uma família com cônjuge e filhos, autoestima elevada, rotina equilibrada. Já outra, talvez prefira não ter nenhum tipo de compromisso amoroso, ter bons amigos, um emprego estável e se sentir plena assim.