O que diz Lucas 6 2-8?

Perguntado por: lassis . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.

8 "O senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu astutamente. Pois os filhos deste mundo são mais astutos no trato uns com os outros do que os filhos da luz.

E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo pordiante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.

Lucas pretendia que seu evangelho fosse lido principalmente por um público gentio e ele apresentou Jesus Cristo como o Salvador tanto dos judeus como dos gentios.

Jesus Cristo ensina sobre o discipulado, a hipocrisia e o julgamento. Ele relata a parábola do bom samaritano. Lucas 15–17 Jesus Cristo ensina por parábolas. Ele ensina sobre ofensas, fé e perdão.

O cristão deve sentir e encontrar prazer e alegria nas perseguições pelo amor a verdade e a justiça do Reino. Pois será grande no céu a sua recompensa. A promessa é do próprio Jesus: Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem.

Para garantir que realmente a capacidade máxima da vasilha esteja sendo utilizada, é preciso “sacudir” e “prensar” o produto nela, completando-a com mais produto até que este se derrame pelas bordas da vasilha. Assim, a medida estará recalcada, ou seja, prensada, sacudida e verdadeiramente transbordante.

A aula daquele dia era baseada no livro de Atos, capítulo 20, versículo 35: “Recordai as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”.

“Há muitos níveis de dignidade e retidão pessoais; mas o arrependimento é uma bênção para todos nós. Cada um de nós precisa sentir os braços de misericórdia do Senhor por meio do perdão de nossos pecados.

Precisamos redescobrir o sentido da pureza, da simplicidade e da humildade. Não podemos ceder à guerra dos egos no mundo em que nós vivemos. Desgastamo-nos, brigamos uns com os outros, criamos disparidades, tendemos a criar divisões e confusões no meio de nós. Olhemos para uma criança, pois precisamos aprender com ela.

Pensamento: A graça é dada para nós como um presente. Não pode ser merecido. Mas uma salvação que não nos motive a deixar de lado nossos hábitos auto destrutivos e rebeldes é falsa.

Lucas 2:52 nos ensina que Jesus “crescia em sabedoria”. Nesse versículo também aprendemos três outras maneiras pelas quais Ele crescia. Crescer em “estatura” significa crescer fisicamente. A frase “em graça para com Deus” refere-se ao bem-estar espiritual e a frase “em graça para com (…)

Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" A fé redentora (que vem da Eternidade) faz com que o servo caminhe, firme, na presença do Senhor! Há situações que tentam abalar esta fé, mas nenhuma tribulação pode ser comparada à eternidade com Deus!

O arrependimento significa a mudança que leva as pessoas a se afastarem do pecado e se achegarem a Deus por meio da Expiação de Jesus Cristo (ver Guia para Estudo das Escrituras, “ Arrepender-se, Arrependimento ”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org).

Em Lucas vemos que Jesus é o centro da história da salvação. O autor deixa claro que, em sua visão, a época do ministério de Jesus é, na verdade, o centro da história do mundo.

E ensinou: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15; ver também versículos 21, 23). Afirmou que o cumprimento de Seus mandamentos exige que Seus seguidores deixem para trás o que Ele chamou de “o que entre os homens é elevado” (Lucas 16:15) e “a tradição dos homens” (Marcos 7:8; ver também versículo 13).

Continuar lendo Que diz Lucas 1 37?