O que diz Jó 42 2?

Perguntado por: cmata . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.4 / 5 13 votos

"Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." Não há nada que o Senhor Deus não possa fazer. Ele está acima de tudo!

A Bíblia diz em Provérbios 21:5: “Os planos do diligente conduzem à abundância; mas todo precipitado apressa-se para a penúria.” O planejar cuidadosamente inclui submissão a Deus. O cristão deve ter o propósito de viver no centro da vontade divina, submetendo a sua própria vontade à de Deus.

A experiência de nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta.

Jó 42,5, devidamente contextualizado, pode oferecer um ponto de inflexão para os que se afundam em um niilismo de crenças e se afastam dos valores sagrados, julgando que a fé e a religião são coisas ultrapassadas e que servem, somente, para suprir as necessidades dos poucos esclarecidos.

Não murmurou, não pecou, pois em seu coração sabia, Deus era senhor sobre tua vida, queria de Deus não somente bens e família, mas queria sua presença não importando se na saúde, na dor ou na bonança. Bastaria que Deus estivesse com ele para que o pudesse louvar.

É simples: o que virá adiante tem relação com as nossas decisões. Se optarmos por desobedecer a Deus, fazendo o que vier à nossa cabeça em função das nossas emoções e conclusões humanas, estaremos cavando a nossa própria destruição.

"Isso servia para que aquelas pessoas que estavam sofrendo, tinham perdido absolutamente tudo, tinham se empobrecido radicalmente, estavam enfermas física e espiritualmente, que elas pudessem refletir e ter esperança de que seriam novamente restituídas, teriam uma restituição da parte de Deus, assim como teve", ...

Somente Deus conhece os planos que tem sobre nossa vida. Por mais que tenhamos grandes sonhos, os dEle vão superar as nossas expectativas. E, acredite, todos cooperam para o nosso bem, pois têm o objetivo de abençoar, edificar, fortalecer e oferecer vida abundante.

Como fazer isso? Orando, lendo a Palavra e estando atento às resposta que Ele nos dá. Ele fala conosco de muitas formas, mas só ouviremos se estivermos próximos dele.

Provérbios 16 Ouvir. O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor . Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos.

Serve para otimizar as nossas ações, gerir o nosso tempo, favorece nossa visão analítica dos processos e atividades, entre outros benefícios em nossa vida pessoal e profissional.

Jó 42:2-5 NAA
“Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Tu perguntaste: 'Quem é este que, sem conhecimento, encobre os meus planos? ' Na verdade, falei do que eu não entendia, coisas que são maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.

Muitas vezes não compreendemos porque certas coisas acontecem na vida. Nem sempre conseguimos enxergar o quadro completo, com todos os detalhes do propósito de Deus nas situações. Mas isso é porque os Seus caminhos são infinitamente maiores que os nossos.

1 Depois disso o Senhor respondeu a de um redemoinho, e disse: 2 Quem é este que obscurece o conselho com palavras sem conhecimento? 3 Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me farás saber. 4 Onde estavas tu, quando eu afundava a terra?

Quais os motivos pelos quais está sofrendo? Em primeiro lugar, Jó sofre por causa de uma concepção ideo- lógica equivocada sobre Deus (Jó sofre psicologicamente). Na época em que o livro foi redigido o povo de Israel estava realizando uma grande mudança política.

Deus quer que sejamos felizes
A vida não deve ser suportada, mas desfrutada. Deus quer que Seus filhos sejam felizes. Embora isso possa ser diferente para cada pessoa, o alicerce da verdadeira felicidade é edificado sobre o Salvador Jesus Cristo. “E vós tirareis águas com alegria das fontes da salvação.”

Lições da Bíblia. “Depois de suportar sofrimento desumano nas mãos de Satanás, Jó clamou: 'Meus ouvidos já tinham ouvido a Teu respeito, mas agora os meus olhos Te viram. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza' (Jó 42:5, 6, NVI).”