O que diz Gênesis 38 2?

Perguntado por: rgaspar . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

2 E viu Judá ali a afilha de um homem cananeu, cujo nome era Sua; e tomou-a, e achegou-se a ela. 3 E ela concebeu, e deu à luz um filho, e chamou o seu nome Er. 4 E tornou a conceber, e deu à luz um filho, e chamou o seu nome Onã.

Ela ficou viúva e teve um filho de seu sogro, chamado Judá. Na realidade ela deveria ter tido um filho com o irmão mais novo de seu falecido marido, para isso deveria esperar que ele crescesse, inclusive, o próprio patriarca Judá havia lhe pedido isso após a morte do mais velho.

Quando Judá soube que Tamar estava grávida, primeiro ordenou que ela fosse apedrejada e, depois, queimada.

O selo era o mais importante, porque servia como uma assinatura, então, tudo indica que foi dado pelo pai, Israel, a ele e tem o mesmo significado de quando o Faraó deu o anel a José, dizendo que a partir daquele dia ele teria autoridade. O selo de Judá é essencial para a história.

Onã morre engasgado durante discussão com Tamar.

Esta história é um lembrete de que a violência sexual é uma violação dos direitos humanos. Juntos, em parceria com todas as sobreviventes de violência sexual, precisamos falar contra ela e mantermo-nos firmes. Devemos nos dar as mãos em oração e ação pela justiça e restauração dos relacionamentos rompidos.

É bem possível que ela tenha sido taxada de amaldiçoada perante a comunidade por Judá por ter enviuvado dos seus dois filhos. Tornar a pessoa oprimida vulnerável emocionalmente é uma das primeiras estratégias do opressor.

Detenho-me, propositadamente, nas duas tendas de Tamar: a tenda do pai e a tenda do sogro. Trazida para fora de casa não obtém sucesso tendo filhos. É assim, então, “devolvida” à casa do pai sob a desconfiança de uma quase “viúva negra” que mata os filhos de Judá.

Sem sorte, ela enfrenta a viuvez pela segunda vez após o rapaz sofrer um acidente fatal. Acusada pela sogra, Muriel (Rhaisa Batista) de ser uma maldição para a família, a moça se desespera ao achar que não tem futuro algum. Ela é enviada de volta à família pelo sogro e começa a planejar uma reviravolta para sua vida.

Segundo o livro do Gênesis, Zerá foi filho de Tamar e de Judá, e foi o irmão gêmeo de Perez. O texto diz que ele foi chamado Zerá porque quando ele enfiou a mão antes de nascer, a parteira amarrou um fio escarlate brilhante em seu pulso.

O nome Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, pelo espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

Tamar: Significa “palmeira”. Tem origem no hebraico Thamar, que quer dizer literalmente “palmeira”. O nome é citado no Antigo Testamento da Bíblia através de duas personagens, a nora de Judá e uma das filhas de Davi.

A Bíblia diz em Eclesiastes 4.9-12 que “melhor é serem dois do que um”, mas termina falando sobre o cordão de três dobras e revelando que é melhor serem três do que dois. Fica implícito que a conta de uma terceira dobra no cordão está mostrando que o “time” aumentou.

A vara e o cajado podem ser certamente definidos como ferramentas de proteção e orientação, respectivamente. O bordão afastava os predadores; o cajado era uma ferramenta de orientação com um gancho em uma extremidade para segurar uma ovelha ao redor de seu peito.

Já a palavra “cajado” traduz um vocábulo hebraico que significa “apoio” ou “suporte” e se refere ao cajado usado pelo pastor como auxílio para caminhar e também como instrumento para orientar as ovelhas.

Após discussão com Judá, Onã morre ao cair sobre uma adaga - Gênesis.

Onã foi o segundo filho de Judá, filho de Jacó. Deus o matou porque ele não cumpriu seu dever de irmão. Onã foi ganancioso e não teve respeito por seu irmão falecido nem por sua cunhada.

'Gênesis': Onã é o personagem de Caio Veagati - Purepeople.

Chamada de amaldiçoada, Tamar será arrastada pelos cabelos por Muriel (Rhaisa Batista) para fora da sua casa. Ela ainda será devolvida para o pai, Shamash (Robson Santos), até que Selá (Guilherme Seta) atinja a idade adulta para se casar e, assim, dar herdeiros aos irmãos.

Tamar engravida e choca Judá ao revelar que ele é o pai.

Não apenas rejeitaram as águas vivas (o Deus vivo), mas suas cisternas (reservatórios de água), que simbolizavam sua vida espiritual, tinham buracos e não podiam conter água. Em outras palavras, sua vida estava tão cheia de pecados que não podiam receber as bênçãos do Senhor.

Continuar lendo O que diz Gênesis 224?