O que diz Gênesis 37?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Gênesis 37:12-36 NTLH. Um dia os irmãos de José levaram as ovelhas e as cabras do seu pai até os pastos que ficavam perto da cidade de Siquém. Então Jacó disse a José: — Venha cá. Vou mandar você até Siquém, onde os seus irmãos estão cuidando das ovelhas e das cabras.

Deus vê em José um homem maduro, que o amava mesmo na luta e adversidade, não deixou se dominar pela amargura de espírito. Mesmo se tornando Governador não cresceu-lhe orgulho, foi fiel na prisão e no palácio e tudo que punha em suas mãos prosperava. Não vingou o acontecido como sempre desejamos em nosso coração.

Em outro sonho, que José relatou fielmente, o sol (representando seu pai), a lua (sua mãe) e onze estrelas (sem suposições aqui), todos se curvaram a ele. Com seu lindo casaco, tratamento preferencial e sonhos de grandeza, José foi um homem marcado no que diz respeito a seus irmãos.

Que tipo de sofrimento José, esse moço de dezessete anos, está enfrentando no alvorecer de sua juventude? Em primeiro lugar, o ódio crescente dos seus irmãos. O capítulo 37 de Gênesis registra essa crescente onda de ódio que invadiu o coração dos irmãos de José.

Quem escreveu esse livro? Moisés é o autor de Gênesis. Moisés foi um profeta chamado por Deus para livrar os filhos de Israel do cativeiro no Egito e guiá-los pelo deserto rumo à terra prometida de Canaã.

A túnica não era apenas um presente e quem usava era o herdeiro do patriarca. O que a túnica representava? A túnica tinha uma grande representatividade, ou seja, não era apenas um presente. Ela significava o destaque e o valor do primogênito.

A história de José mostra que mesmo em situações adversas devemos dar o nosso melhor e quando sabemos o nosso propósito e quem está do nosso lado não temos o que temer. Precisamos aprender a identificar as bênçãos disfarçadas de provações.

Qual a diferença de capa e túnica? Capa – Sociedade Bíblica do Brasil A capa ou veste exterior era usada por cima da túnica. Homens e mulheres usavam vestes exteriores. A capa era geralmente feita de um material mais pesado do que a túnica, e era mantida no lugar com um cinto feito de tecido ou couro.

Quando os mercadores de Midiã chegam ao Egito, José é comprado por um homem chamado Potifar e sua mulher, o que o coloca numa situação perigosa, à mercê de seus senhores. Hoje em dia, os rapazes frequentemente se inspiram com o exemplo de José, que resistiu ao assédio sexual da mulher de Potifar.

José na casa de Potifar
Porém, por optar ser fiel a Deus e também a quem ele servia naquela casa, José recusou deitar-se com a mulher de Potifar, que vinha assediando o rapaz. Por isso, após as mentiras e as tramas da mulher, ele foi acusado injustamente e mandado à prisão.

Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.

José era o filho favorito de Jacó, e ele fez uma túnica especial para José. Os outros 10 filhos de Jacó ficaram com ciúmes. Quando José tinha 17 anos, ele teve um sonho inspirado no qual ele estava ajuntando grãos nos campos com seus irmãos.

20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.

O Faraó, satisfeito com a interpretação dada ao seu sonho, dá a José um anel de seu dedo, o faz vestir vestes de linho fino, põe um colar de ouro no seu pescoço e o constitui mandatário de toda a terra do Egito. José tinha então a idade de trinta anos.

Para impedir que os irmãos voltassem a Canaã, José acusou Benjamim de ladrão.

O que acontece no final da história dos irmãos de José é redenção. Depois que os rapazes vão ao Egito para comprar mantimentos e reencontram o irmão, há um momento de reconciliação e José perdoa a todos. Assim, ele pede que seu pai seja levado as terras do Faraó e todos passar a morar no Egito.

Os irmãos concordaram. Quando alguns negociantes midianitas passaram por ali, os irmãos de José o tiraram do poço e o venderam aos ismaelitas por vinte barras de prata. E os ismaelitas levaram José para o Egito. Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá dentro, rasgou as suas roupas em sinal de tristeza.

Os propósitos do Livro de Gênesis
Ensinar ao povo de Israel sobre os propósitos eternos de Deus. Explicar a origem da humanidade e do pecado. Relatar como foi a vida dos patriarcas do povo de Israel. Revelar o início da história da redenção, apresentando um conceito totalmente monoteísta.

O Egito representa esse mundo que, estimulando o pecado, gera escravidão e morte. A terra prometida é o céu, lugar para onde nos guiará o Cordeiro de Deus, sendo Moisés um tipo seu. As nove primeiras pragas são juízos parciais de Deus que nos chamam ao arrependimento ante do dia do Senhor.

Primeiro, o Senhor providenciou uma oportunidade para José interpretar os sonhos do copeiro e do padeiro (ver Gênesis 40). Então, alguns anos depois, quando isso levou à oportunidade de interpretar o sonho do Faraó, José reconheceu que a habilidade para interpretar vinha de Deus (ver Gênesis 41:16).

A túnica ou alva é conhecida como a indumentária que os clérigos (diáconos, sacerdotes e bispos) trazem sob os demais paramentos para oficiar sacramentos e sacramentais. Não é um traje ordinário, de uso corriqueiro, mas destinado especificamente para a ação ritual-celebrativa.

Continuar lendo O que diz Gênesis 38 2?