O que diz em Lucas 1 45?

Perguntado por: ehilario . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

45 Bem-aventurada aquela que creu que se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor lhe foram ditas. 46 Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47 e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador; 48 porque atentou na condição humilde de sua serva.

E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.

Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva! De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada, porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim. O seu nome é santo, e ele mostra a sua bondade a todos os que o temem em todas as gerações.

Bem aventurado é um adjetivo que significa muito feliz. É também um substantivo masculino, que nomeia aquele que tem a glória dos céus. A expressão bem aventurado (feliz), é citada diversas vezes na Bíblia Sagrada.

Lucas foi o evangelista que escreveu o terceiro Evangelho e o livro de Atos dos Apóstolos. Apesar de a Bíblia não dizer muito sobre quem foi Lucas, sabe-se que ele era um médico de profissão e colaborador do apóstolo Paulo. Inclusive ele acompanhou o apóstolo em muitas ocasiões.

Mensagem de fé e esperança, algumas ocasiões em. nossas vidas ,precisamos tirar os olhos das nossas. possibilidades e olhar para o Deus do impossível.

35 é dito expressamente que a criança não será algo santo por nascer da virgem – sem cooperação do homem – mas pelo fato de que o Espírito Santo veio sobre a virgem, a fim de gerar a criança dentro dela. Deve-se a essa geração pelo Espírito Santo que o Filho de Deus veio de Maria “sem pecado”.

Em Lucas vemos que Jesus é o centro da história da salvação. O autor deixa claro que, em sua visão, a época do ministério de Jesus é, na verdade, o centro da história do mundo.

40 O menino crescia e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele.

38 Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela. 39 E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, 40 e entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel.

Leia Lucas 16:8 e descubra como o homem rico reagiu quando descobriu as ações do mordomo. Pode ser útil saber que “filhos deste mundo” são pessoas que têm a mente voltada para as coisas materiais e “filhos da luz” são os seguidores de Deus, ou as pessoas com a mente voltada para as coisas espirituais.

8 Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? 8 Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?

28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. 29 E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.

A Parábola da Dracma Perdida fala sobre a forma como Deus busca o pecador perdido e se alegra com seu arrependimento. Essa parábola contada por Jesus está registrada em Lucas 15:8-10. Nela, Jesus retratou o empenho de uma mulher que, ao perder uma de suas dez dracmas, diligentemente se põe a procurar a dracma perdida.

3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.

Simplório, ingénuo , tolo. Superlativo: paupérrimo ou pobríssimo. Origem etimológica:latim pauper, -eris.

Ser humilde não significa fraqueza, mas, sim, comportar-nos com bondade e amabilidade, mostrando força, serenidade, amor próprio e autocontrole.

João, o Evangelista

Desde que o Discípulo Amado não aparece em nenhuma outra parte dos evangelhos do Novo Testamento, viu-se tradicionalmente como uma auto-referência a João, o Evangelista, e esta permanece como sua identificação principal.

“Os discípulos são um grupo mais aberto, mais extenso, que perpassa todo o Evangelho, pessoas que iam seguindo Jesus. Enquanto que os Apóstolos, nós, tecnicamente reconhecemos aqueles Doze que, inicialmente, Jesus chamou para começar a Sua missão”, concluiu o padre.

O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.

O anúncio do anjo a Maria (Lc 1,26-38) vem depois do anúncio do anjo a Zacarias (Lc 1,5-25). Nos dois casos anuncia-se um nascimento. Vale a pena comparar os dois anúncios para perceber as semelhanças e diferenças.

Continuar lendo Que diz Lucas 1 37?