O que diz em Gênesis 48?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Gênesis 48. Jacó narra a aparição de Deus a ele em Luz — Adota Efraim e Manassés como seus próprios filhos — Jacó abençoa José — Põe Efraim adiante de Manassés — A semente de Efraim se tornará uma multidão de nações — Os filhos de Israel regressarão à terra de seus pais.

O Deus de Jacó é Aquele que enfraquece o nosso homem natural para formar o homem espiritual em nós. Gálatas 4:19 – “meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós”. É Aquele que amassa o barro para então, fazer um novo vaso.

O seu nome significa: fruto dobrado, porção de herança dobrada. Ao passar por esta porta ou restaurá-la, o povo de Deus recebe uma porção dobrada de bênçãos. Neste sentido, nunca devemos esquecer que a porta por excelência é Jesus Cristo, nosso Senhor. Os cristãos passando por Ele recebem benção sobre benção.

A tribo de José recebeu uma herança dobrada por causa da primogenitura. Essa herança dobrada foi dividida entre os dois filhos de José, Efraim e Manassés. Como resultado, esses dois filhos receberam o status de tribos separadas em Israel (ver Gênesis 48:5), formando um total de treze tribos de Israel.

Final de "Gênesis" segundo a bíblia: pai e filho morrem
A primeira morte acontece justamente com Jacó, quando vai ao Egito, reencontrar José. Assim que fica frente a frente com o filho, que acreditou que tinha morrido por anos, o pastor dispara: "Agora posso morrer, depois que vi você vivo em pessoa".

Motivos que tornaram José o favorito de Jacó em "Gênesis"
"José era o preferido de Israel, porque era o filho de sua velhice e, por isso, mandou fazer para ele uma túnica de mangas longas". (Gn. 37:3).

“Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.” (Vv. 3-4) Para complicar mais a mãe do rapaz era a amada do pai.

(Gênesis 31.3). Jacó retorna à Terra de seus pais com 60 anos (40 anos na ida mais 20 em Padã-Arã) e ainda vê seu pai durante mais 60 anos, que morre com 180 anos de idade, 10 anos antes de Jacó ir para o Egipto encontrar seu filho José (Gênesis 35.28). Jacó viveu 17 anos no Egito (Gênesis 47.28) e morreu aos 147 anos.

24 Jacó, porém, ficou só; e alutou com ele um homem, até que a alva subia. 25 E vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. 26 E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.

Jacó teve medo do irmão e orou, pedindo clemência a Deus. Enviou os seus rebanhos como presentes a Esaú, quis comprar a paz com as suas riquezas, mas agora estava na hora de Deus fazer uma transformação radical na vida deste homem.

A teologia diz que o próprio Jesus veio lutar com Jacó, mesmo ele pensando que fosse o inimigo. E por quê Deus ira perder tempo em brigar com Jacó? Porque Jacó era um investimento de alto risco de Deus: podia dar ou não dar certo. Deus não queria Jacó, ele queria o Israel que tinha dentro de Jacó.

Nesta quarta porta, a “Porta do Vale”, se juntos a reconstruirmos, ela nos ajudará a caminhar com mais rapidez ao encontro de Cristo. Segundo o texto do profeta, a porta olhava para um vale, onde de um lado tinha o monte onde surge Jerusalém, e do outro lado, o monte das oliveiras.

Por que Efraim recebeu a primogenitura em lugar de Manassés? “José, filho de Jacó, devido à fidelidade e integridade para com os propósitos do Senhor, foi recompensado com o direito de primogenitura em Israel.

Samaria capital do reino do norte levou as tribos de Israel cativas e espalhou elas pelos 4 cantos do planeta. Este povo era chamado de Efraim, pois Efraim era a tribo que comandava o reino do norte, o reino de Israel.

tribo de Judá

De acordo com a árvore genealógica descrita na bíblia, José, marido de Maria e pai terrestre de Jesus Cristo, é descendente direto da tribo de Judá. Assim sendo, Jesus também pode ser considerado descendente da família de Judá e do rei Davi.

Continuar lendo O que diz Gênesis 224?