O que diz em Efésios 5 28?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 19 votos

28 Assim devem os maridos amar a sua própria mulher, como a seu próprio corpo. Quem ama a sua própria amulher, ama-se a si mesmo. 29 Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor, à igreja; 30 Porque somos amembros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos.

O homem tem papel definido na bíblia de formar uma família, sustentar essa família, ser um bom marido, um bom pai. Como lemos no versículo acima, o homem deve amar sua mulher a ponto de, se necessário for, dar sua vida para proteger e guardar sua mulher, assim como Cristo fez pela igreja.

27 e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. 28 Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo.

O marido não deve permitir que a mãe controle sua vida depois que ele se casou. Em vez disso, Jesus ensinou que o marido e a esposa devem se tornar um quando se casam e que ninguém deve se colocar entre eles para os separar. O relacionamento conjugal torna-se a mais elevada prioridade.

Estudos mostram que os pais modernos passam mais tempo com os filhos que no passado, entretanto, eles não parecem mais felizes, independentes ou bem-sucedidos. Eles parecem mais perturbados, ansiosos e carentes. Para criar filhos saudáveis, basta priorizar o seu casamento e os filhos em segundo lugar.

Os principais objetivos de Paulo eram ajudar esses conversos a obter mais conhecimento espiritual de Deus e da Igreja (ver Efésios 1:15–18; 3:14–19); promover a união, particularmente entre os membros gentios e judeus (ver Efésios 2:11–22; 4:1–16; 5:19–6:9) e incentivar os santos a resistirem às forças do mal (ver ...

1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mäe, que é o primeiro mandamento com promessa; 3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. 4 E vós, pais, näo provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestaçäo do Senhor.

Éfeso era uma das Sete Congregações da Ásia Menor que são citadas no Livro de Apocalipse. O Evangelho de João pode ter sido escrito aqui. A cidade foi o local de vários conselhos cristãos do século V (ver Primeiro e Segundo Concílio de Éfeso).

De acordo com o artigo 1.566 do Código Civil, ambos os cônjuges têm o dever de fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos. Art. 1.566.

É dever de ambos os cônjuges guardar e educar os filhos, exercer o poder familiar, deliberar quando da separação consensual a respeito da guarda dos filhos.

É possível ser homem de verdade, que expressa coragem, emoção e responsabilidade. Sei que muitos de nós homens temos tendência para sermos mais práticos, para buscarmos as soluções dos problemas em vez de nos envolvermos neles e falar deles. Às vezes, entramos em nossa 'caixinha do nada' para sobrevivermos.

18 Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, 19 falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, 20 dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. 22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

Ao estudar, pode ser útil saber que “[sujeitar-vos] uns aos outros” ( Efésios 5:21) refere-se à disposição de trabalhar juntos, amar e cuidar uns dos outros, e “temor de Deus” ( Efésios 5:21) significa amor e respeito por Deus.

Mas lembre-se: o casamento vem em primeiro lugar. Sua mulher é prioridade, mais que os filhos. Lembre-se do que você prometeu a ela diante de Deus: amá-la, respeitá-la e dar a sua vida por ela, caso seja necessário.

Reciprocidade e Respeito Mútuo
A reciprocidade e o respeito mútuo são elementos fundamentais para um casamento saudável e forte. Além disso é importante para o homem em um casamento, eles valorizam uma parceira que os tratam como iguais, reconhecendo e valorizando suas opiniões, contribuições e individualidade.

O relacionamento conjugal torna-se a mais elevada prioridade. Vocês devem tratar os pais com respeito, porém estabelecer o compromisso com o cônjuge como o primeiro e mais importante.

O cônjuge deve ser priorizado como adulto, como par e igual, com conversas profundas, longas e abrangentes sobre toda situação familiar”, enquanto os filhos devem receber um olhar de cuidado, suporte e orientação de acordo com as necessidades que apresentam, conforme sua faixa etária.

Quando um homem não valoriza a esposa, é possível que você esteja sentindo falta de algo que você necessita. Nesse caso, com total liberdade, peça isso para ele. Realize os seus pedidos de forma não imperativa, mas sim com tom assertivo, porque a forma como você pede as coisas pode ajudar a melhorar a sua relação.

O casamento envolve proximidade espiritual, emocional e física. No Velho Testamento, aprendemos: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). O marido e a mulher devem ser unidos em tudo o que for possível.

Continuar lendo O que diz em Efésios 6?