O que diz em Eclesiastes 3 4?

Perguntado por: adias . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Se há um tempo para tudo, também há que se respeitar o tempo do outro, ainda que este tempo seja de prantear quando você quer rir, ou tempo de ver o outro se divertir quando é você quem está no fundo do poço.

Eclesiastes 3:15 ARA
O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou.

3 E melhor que uns e outros é aquele que ainda não é, que não viu as más obras que se fazem debaixo do sol. 4 Também vi eu que todo trabalho, e toda destreza em obras, atraem ao homem a ainveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito. 5 O atolo cruza as suas mãos, e come a sua própria carne.

O livro de Eclesiastes foi escrito por alguém que chamava a si mesmo de “pregador” (Eclesiastes 1:1). O pregador ensinou que as condições de nossa vida mortal são temporárias e indica que Deus levará todas as obras a julgamento. O livro Cantares de Salomão é poético e celebra o amor entre um homem e uma mulher.

Eclesiastes 3.1. Pessoas sábias compreendem que a vida é composta por períodos, ocasiões, e, além disso, elas sabem que e necessário se respeitar tais intervalos de forma saudável e produtiva de acordo com que estes momentos se apresentam a nós.

No livro de Eclesiastes estão registrados os pensamentos do sábio, o homem que meditou profundamente sobre a vida humana , com as suas injustiças e decepções, e concluiu que "tudo é ilusão". O Eclesiastes é o livro do homem sem Deus.

Ensinamentos do livro de Eclesiastes
O livro enfatiza a importância do temor a Deus, da justiça, da sabedoria e do contentamento. Ensina a apreciar o presente e buscar um propósito de vida além das satisfações mundanas.

Segundo a tradição rabínica, Eclesiastes foi escrito por Salomão já idoso.

Tudo tem o seu tempo determinado — Tudo o que Deus faz durará eternamente — Deus julgará o justo e o ímpio.

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

O horizonte da vida, no pensamento bíblico, é a própria vida. Para tudo, há o tempo de nascer e o tempo de morrer. A Bíblia afirma que Abraão morreu velho, avançado em dias, e se foi em boa saciedade ( Gênesis 25:8 ).

Considerando todas essas possibilidades, ainda assim é mais provável, e amplamente aceito, que realmente o sábio rei Salomão foi quem escreveu o livro de Eclesiastes.

Salomão afirma que se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão. Isto mostra que um cordão dobrado oferece maior resistência. Porém, ao acrescentar-se uma terceira dobra, ele fica ainda mais resistente! Se há benefícios em ser dois, há muito mais em ser três!

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.