O que diz em Deuteronômio 67?

Perguntado por: mhernandes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Vós, pais, não provoqueis a ira dos vossos filhos, mas criai-os na disciplina e instrução do Senhor.”

Os pais são os principais discipuladores dos filhos e netos (verso 2). Há uma mensagem a ser transmitida; a história dos feitos de Deus precisa ser contada e recontada, muitas e muitas vezes. Se ela estiver em nosso coração, será mais fácil passarmos adiante (versos 6, 7).

Esta demonstração do amor evidenciado unicamente por Javé, e não por outros deuses, leva Israel a formar uma sociedade em que a organização não se apóia na violência, nem se estratifica em classes sociais, mas é determinada por estruturas fraternas.

Deuteronômio deriva de uma palavra grega e significa “segunda lei”. O Deuteronômio é o último dos cinco livros do Pentateuco e ao mesmo tempo faz ligação com os escritos históricos ou História Deuteronomista.

“O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.” Deuteronômio 31:8.

Moisés

Na época em que Moisés escreveu Deuteronômio, os filhos daqueles que tinham morrido estavam-se preparando para entrar na terra prometida. O profeta Moisés sabia que ele não entraria com eles, mas teve a oportunidade de instruir e aconselhar aquela geração de israelitas antes de partir.

Por isso, nos famosos versículos 6 e 7, é explicito que a responsabilidade de ensinar os filhos a ouvir, temer e obedecer ao único Deus verdadeiro cabe aos pais.

6 Sede fortes e acorajosos; bnão temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te cdeixará nem te desamparará.

Deuteronômio 8. O Senhor pôs os filhos de Israel à prova no deserto por quarenta anos — O fato de terem comido maná lhes ensinou que o homem vive pela palavra de Deus — Suas vestes não envelheceram — O Senhor os castigou — Se eles servirem outros deuses, perecerão.

5 aAmarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu bcoração, e de toda a tua alma, e de todo o teu cpoder. 6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 E as aensinarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

Deuteronômio 5. Moisés fala do convênio que Deus fez com Israel em Horebe — Ele recapitula os Dez Mandamentos — O cumprimento do dia do Sábado comemora também a libertação do Egito — Deus fala ao homem — A obediência resulta em bênçãos.

Deuteronômio 8 relata o que Moisés disse ao povo do convênio de Israel sobre as coisas que eles precisavam lembrar e a razão disso. Também lhes disse o que aconteceria se eles se esquecessem daquelas coisas.

Não sigam outros deuses, os deuses dos povos ao redor; pois o Senhor, o seu Deus, que está no meio de vocês, é Deus zeloso; a ira do Senhor, o seu Deus, se acenderá contra vocês, e ele os banirá da face da terra. Não ponham à prova o Senhor, o seu Deus, como fizeram em Massá.

Não tenha medo, Deus nunca nos deixará!
Às vezes olhamos para trás e nos sentimos sós, na verdade, Deus está bem à nossa frente. Se quisermos seguir os seus passos, estaremos sempre avançando. Deus não só está conosco, como quer avancemos nas suas promessas.

A sua escrita é atribuída a Moisés, portanto de 1.400 AC (Antes de Cristo) e entendida como o testamento de Moisés. O Deuteronômio nos proporciona uma releitura sobre o Deus de ontem, de hoje e de sempre. É o 5º livro da Bíblia e faz parte dos livros que compõem o Pentateuco.

Pentateuco é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou livros. Compreende, na Bíblia sagrada, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Génesis (origens), Êxodo (do Egito), Levítico (dos levitas, sacerdotes), Números (recenseamentos dos hebreus) e Deuteronómio ("segunda lei").

Os Dez Mandamentos de Deus
Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão. Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus.