O que diz em deuteronomio 31 8?

Perguntado por: lesteves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

8 O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será acontigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.

Deuteronômio 8 relata o que Moisés disse ao povo do convênio de Israel sobre as coisas que eles precisavam lembrar e a razão disso.

O Deuteronômio trata de temas fundamentais para a fé e a espiritualidade do povo de Deus. O tema central está bem expresso nesta frase do próprio livro: Ouve, ó Israel: Yhwh nosso Deus é o único Yhwh! Portanto, amarás a Yhwh teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força.

31:9 E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes.
Suas tábuas foram guardadas na arca do concerto, a qual foi chamada assim porque era o lugar apropriado para abrigar as leis concernentes à aliança do Senhor com Seu povo.

Deuteronômio deriva de uma palavra grega e significa “segunda lei”. O Deuteronômio é o último dos cinco livros do Pentateuco e ao mesmo tempo faz ligação com os escritos históricos ou História Deuteronomista.

Coloque Deus e a sua palavra como referencial e coragem! Colocando Jesus como o nosso Norte, não há como ficarmos perdidos ou desamparados. Josué ingressou em uma terra cheia de desafios, mas nunca Deus o abandonou. Como filhos de Deus, temos a permanente presença do Pai em nossas vidas, então não há o que temermos!

DEUS NUNCA OS DEIXARÁ, NUNCA OS ABANDONARÁ – Deuteronômio 31:6. Compreender a onipresença de Deus, que significa que Deus está presente em toda parte, deve encorajar-nos em tempos de aflição e nos impedir de pecar, porque Ele está sempre conosco e nos observando.

18 Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que dá a vocês a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.

Pensamento: O que nós temos que não nos foi dado pela generosa graça de Deus, ou por bênção inesperada, ou por dificuldade disciplinadora, ou por oportunidade providencial ou por boa saúde? E, quando nos apresentarmos diante o trono de julgamento, qual será nosso direito à graça?

2 E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não.

(Ver Números 13–14.) Na época em que Moisés escreveu Deuteronômio, os filhos daqueles que tinham morrido estavam-se preparando para entrar na terra prometida. O profeta Moisés sabia que ele não entraria com eles, mas teve a oportunidade de instruir e aconselhar aquela geração de israelitas antes de partir.

O livro de Deuteronômio é um momento em que o povo de Deus está muito perto da terra prometida, e Moisés, por ordem do Senhor, está relembrando ao povo todos os pontos da Lei e da Aliança que existe entre eles e Deus.

A sua escrita é atribuída a Moisés, portanto de 1.400 AC (Antes de Cristo) e entendida como o testamento de Moisés. O Deuteronômio nos proporciona uma releitura sobre o Deus de ontem, de hoje e de sempre. É o 5º livro da Bíblia e faz parte dos livros que compõem o Pentateuco.

8 O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será acontigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes. 9 E Moisés aescreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do Senhor, e a todos os banciãos de Israel.

Respondeu-lhe Jacó: Porque tive medo; pois dizia comigo que tu me arrebatarias as tuas filhas. 32. Com quem achares os teus deuses, porém, esse não viverá; diante de nossos irmãos descobre o que é teu do que está comigo, e leva-o contigo.

31 Então respondeu Jacó, e disse a Labão: Porque temia; pois que dizia comigo, se porventura não me arrebatarias as tuas filhas. 32 Com quem achares os teus deuses, esse não viva; identifica diante de nossos irmãos o que é teu do que está comigo, e toma-o para ti. Pois Jacó não sabia que Raquel os tinha furtado.

“O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.” Deuteronômio 31:8.

Moisés

Pela tradição religiosa, estes cinco livros teriam sido escritos por um único homem, Moisés. "Lendo e interagindo com o [poeta e tradutor] Haroldo de Campos (1929-2003), eu aprendi que há duas abordagens possíveis. A da sinagoga diz que quem escreveu a Torá foi Moisés e ponto final.

Pode-se dizer que as leis civis de Moisés ocupam cerca de quarenta parágrafos em Êxodo 21-23 em Levítico 18-20, um pouco mais do que vinte parágrafos em Deuteronômio 12-16, cerca de noventa parágrafos.