O que diz em Coríntios 6 9?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

9 Não sabeis que os ainjustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os bfornicadores, nem os idólatras, nem os cadúlteros, nem os defeminados, nem os sodomitas, 10 Nem os aladrões, nem os avarentos, nem os bbêbados, nem os cmaldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

' entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mt, 7,21) | Palavra de Vida de Junho 2021.

Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo” (1 Coríntios 6.19-20). Sabemos que este texto tem seu contexto específico, mas não muda o fato de que nosso corpo é templo do Espírito Santo e que devemos cuidar dele de forma zelosa e respeitosa e com ele glorificar a Deus.

Apóstolo Paulo

1 Coríntios 6 é o sexto capítulo da Primeira Epístola aos Coríntios, de autoria do Apóstolo Paulo, no Novo Testamento da Bíblia.

A abundância de uma colheita ou falta é diretamente em proporção à quantidade semeada. Uma abundância de sementes, que foi abundantemente semeada, trará uma grande colheita, enquanto que uma escassa dispersão de sementes; só produzirá uma colheita insignificante.

Em 1 Coríntios 1–11, Paulo adverte contra as divisões dentro da Igreja e enfatiza a importância da união entre os membros da Igreja. Ele adverte os membros contra a imoralidade sexual, ensina que o corpo é um templo do Espírito Santo e incentiva a autodisciplina.

Deus é um doador. Deus se alegra em nos abençoar generosamente. Agora ele pede que nós façamos o mesmo. Doar não é uma tarefa arbitrária dada para nós sustentarmos nossas igrejas e ministérios; não, doar faz parte da transformação do nosso caráter para nos tornar mais como Deus.

9 Não sabeis que os ainjustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os bfornicadores, nem os idólatras, nem os cadúlteros, nem os defeminados, nem os sodomitas, 10 Nem os aladrões, nem os avarentos, nem os bbêbados, nem os cmaldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Fornicação, substantivo feminino, significa «ato de fornicar; prática sexual, coito, esp. com prostitutas».

“Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5,18). A primeira referência que encontramos na Bíblia sobre a embriaguez está em Gn 9,21 onde Noé parece se comportar como alguém que está com alguma alteração de consciência.

18 Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.

Nenhum outro pecado, em si mesmo, pode separar e separa o corpo do cristão da união com Jesus Cristo, tornando-o um com alguém diferente, uma meretriz. Neste respeito pode-se dizer realmente que 'todo outro pecado é fora do corpo'.

Apóstolo Paulo

Quem Escreveu Esse Livro? O versículo que abre 1 Coríntios indica que essa epístola foi enviada pelo Apóstolo Paulo e por um discípulo chamado Sóstenes, que provavelmente foi o escrevente de Paulo (ver 1 Coríntios 1:1).

O Élder Robert D. Hales testifica que o Espírito não habita em templos impuros (Helamã 4:23–26).

Por que o corpo é o templo do Espírito Santo
Isso significa que, individualmente, o corpo é um espaço destinado aos anseios de Deus. Se Deus preenche os espaços com sua glória, nosso corpo também se enche dessa luz quando abrimos ainda mais espaço para o Senhor.

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (…) O templo de Deus, que sois vós, é santo” (I Coríntios 3:16–17).

Esta palavra é usada também em I Coríntios 9:12 quando o apóstolo Paulo diz que, tudo suportava para que não viesse a ter obstáculo ao evangelho de Cristo. Biblicamente falando, estas duas palavras são sinônimas, vem da mesma raiz grega. O que sofre, suporta; e o que suporta, sofre.

A primeira carta aos coríntios ensina, adverte e até repreende quanto a vários problemas e questões que se levantaram na igreja. Desde que o ensinamento de Paulo era o mesmo em todas as igrejas (4:17), ele endereçava a carta tanto à igreja de Deus em Corinto como àqueles que invocam o Senhor em todos os lugares (1:2).