O que diz em 1 Pedro 5?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

5 Semelhantemente vós, jovens, asede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de bhumildade, porque Deus cresiste aos dsoberbos, mas dá graça aos humildes.

Explicação e Comentário de 1 Pedro 5:7
Os cristãos estavam experimentando ansiedade. Pedro não era estranho à ansiedade, tendo seguido Jesus em seu ministério terreno e por meio de sua morte e ressurreição, e tendo sido preso e açoitado várias vezes por sua própria pregação.

Além disso, lemos em 1 Pedro 5 que Pedro explicou como os líderes da Igreja deveriam fortalecer suas respectivas congregações. Essa epístola talvez contenha as referências bíblicas mais claras sobre o mundo espiritual e o trabalho de salvação realizado nessa esfera.

6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Todo o capítulo de 1 Pedro fala de provações ou sofrimento, e Pedro ensina que perseverar pacientemente durante as provações é “mais [precioso] do que o ouro” e que os crentes obterão “a salvação das [suas] almas” (1 Pedro 1:7, 9).

O ato de se humilhar consiste em um ato de submissão, e por isso está relacionado com alguém que deseja viver de acordo com a vontade de Deus.

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).

Ansiedade e medo estão intimamente relacionados, bem como o sentimento de vazio, angústia e a timidez. O maior erro do crente é dizer que não tem ou nunca sentiu ansiedade. Todos já passaram por isso, uns com menos e outros com mais intensidade. Outro erro é julgar os irmãos condenando quem vive ansioso.

Jesus Cristo apresenta uma alternativa para vencer a ansiedade: “buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas” (v. 33). Este é um ato de fé: buscar o Seu reino e Sua justiça, e crer que as demais coisas serão acrescentadas.

7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 8 Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 9 ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

A declaração “quando estou fraco é que sou forte” significa que é o poder de Cristo que fortalece o crente, e não sua própria força. Inclusive, pela causa e pelo poder de Cristo, o cristão pode se deleitar nas fraquezas (2 Coríntios 12:10).

Porque Ele é, de verdade, o único que pode cumprir com as promessas de vida eterna que tanto desejava o coração dos apóstolos e tanto deseja os nossos corações.

4 O que estranham, por não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós. 5 Os quais hão de dar conta ao que está preparado para ajulgar os vivos e os mortos.

Filho de Jonas e irmão do apóstolo André, seu nome de nascimento era Simão (ou Simeão). Pedro era pescador e trabalhava com o irmão e o pai. Por indicação de João Batista, Pedro foi levado por seu irmão André para conhecer Jesus Cristo.

8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

7 Igualmente vós, maridos, vivei com elas com aentendimento, dando bhonra à mulher, como a vaso mais fraco; como aqueles que juntamente com elas sois cherdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, 4. mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que és, para que permaneçam as coisas.