O que diz Deuteronômio 26?

Perguntado por: uguimaraes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Deuteronômio 26. Os filhos de Israel oferecerão ao Senhor um cesto com as primícias de Canaã — Eles recebem o mandamento de cumprir a lei do dízimo — Eles fazem convênio de guardar os mandamentos, e o Senhor promete fazer deles um povo santo e uma grande nação.

“O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.” Deuteronômio 31:8.

Deuteronômio 27. Os filhos de Israel cruzarão o Jordão, edificarão um altar e adorarão o Senhor — Eles são o povo do Senhor, mas serão amaldiçoados se não obedecerem a Ele.

Deuteronômio 2. Os filhos de Israel avançam para a sua terra prometida — Eles passam pelas terras de Esaú e de Amom em paz, mas destroem os amorreus. 1 Depois viramo-nos, e caminhamos para o deserto, pelo caminho do Mar Vermelho, como o Senhor me dissera, e muitos dias rodeamos o monte Seir.

Deuteronômio 24. São dadas leis referentes ao divórcio, aos recém-casados, ao comércio de escravos, aos penhores, à lepra, à opressão dos servos e às sobras da colheita deixadas no campo.

Deuteronômio 14. Os israelitas são filhos do Senhor Jeová — Não se comerá aves, peixes e animais imundos — Os israelitas pagarão anualmente o dízimo de todo o fruto da sua semente.

Deuteronômio 27–28 relata como Moisés falou aos israelitas sobre essas mesmas bênçãos e mandamentos, porque eles eram crianças na época dos acontecimentos de Levítico 26. Dessa vez, porém, Moisés deu instruções mais detalhadas e deu uma lição prática.

Deuteronômio 23. Moisés especifica os que podem e os que não podem entrar na congregação — Ele estabelece leis referentes à higiene, aos servos, à usura e aos votos. 1 Aquele a quem forem atrilhados os testículos, ou cortado o membro viril, não entrará na congregação do Senhor.

O livro de Deuteronômio não tolera idolatria, uso indevido do nome de Deus. “Não pronuncie em vão o nome de Javé seu Deus” (Dt 5,11), exortam de modo enfático os levitas, animadores das comunidades, que não podiam ter terra para não adquirir poder.

28 O Senhor te ferirá com loucura, e com cegueira, e com pasmo do coração; 29 E apalparás ao meio dia, como o acego apalpa na escuridão, e não bprosperarás nos teus caminhos; porém somente serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve.

Deuteronômio 22. Moisés estabelece leis referentes a bens perdidos, ao uso de roupas adequadas, ao cuidado com os interesses alheios, ao casamento com uma moça virgem e à imoralidade sexual. 1 Vendo aextraviado o boi ou ovelha de teu birmão, não os ignorarás; restituí-los-ás sem falta a teu irmão.

Deuteronômio 31. Moisés aconselha Josué e todo o Israel a serem fortes e corajosos — A lei deve ser lida para todo o Israel a cada sete anos — Os filhos de Israel seguirão deuses falsos e se corromperão.

Deuteronômio 29. Os filhos de Israel fazem um convênio com o Senhor pelo qual serão abençoados se forem obedientes, e amaldiçoados, se forem desobedientes — Se forem desobedientes, sua terra será como enxofre e sal.

Deuteronômio 8 relata o que Moisés disse ao povo do convênio de Israel sobre as coisas que eles precisavam lembrar e a razão disso. Também lhes disse o que aconteceria se eles se esquecessem daquelas coisas.

DEUS NUNCA OS DEIXARÁ, NUNCA OS ABANDONARÁ – Deuteronômio 31:6. Compreender a onipresença de Deus, que significa que Deus está presente em toda parte, deve encorajar-nos em tempos de aflição e nos impedir de pecar, porque Ele está sempre conosco e nos observando.

Explique-lhes que a palavra Deuteronômio significa “repetição da lei”. Peça aos alunos que pesquisem Deuteronômio 6:12–15; 8:2–3, 11–18; 9:7–8 e identifiquem as razões por que Moisés mencionou repetidas vezes os acontecimentos representados no quadro ao ensinar os israelitas.

Deuteronômio 33. Moisés abençoa as tribos de Israel — Levi é abençoado para ensinar os juízos do Senhor e Sua lei — José é o mais abençoado de todos; o Senhor reunirá Israel nos últimos dias — Israel triunfará. 1 E esta é a bênção com que Moisés, ahomem de Deus, abençoou os filhos de bIsrael antes da sua morte.

Em Mateus 5 e 19, entretanto, Jesus apresenta a cláusula de exceção, afirmando que o divórcio é inválido “a não ser por causa de infidelidade”. Jesus mostra que a aliança matrimonial pode ser quebrada pela infidelidade e que, neste caso, o divórcio é autorizado, mas não obrigatório.

6 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; 7 E as aensinarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

O Senhor respondeu: “Este será o início do dízimo de meu povo. E depois disso, os que assim tiverem pagado o dízimo pagarão a décima parte de toda a sua renda anual; e isto será uma lei permanente para eles” (D&C 119:3–4).

A palavra dízimo significa “a décima parte”. O dízimo é uma doação, ou oferta, de um décimo de sua renda para o serviço de Deus. Desde a antiguidade, Deus ordenou a Seu povo que desse um décimo de tudo o que ganhasse de volta a Ele. Esse mandamento ainda está em vigor hoje.