O que diz a tríade ecológica?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

A tríade epidemiológica – para alguns tríade ecológica das doenças– é composta por hospedeiro, agente e meio ambiente. O "desequilíbrio" desses "sistemas" leva ao surgimento e/ou aumento de casos de doenças. Um quarto elemento pode estar envolvido no processo: os vetores (transmissores de doenças) .

O que é cadeia de transmissão? Afinal, o que é cadeia de transmissão? Também conhecido como cadeia de infecção ou cadeia epidemiológica, trata-se de um esquema que procura organizar os principais pontos de interação entre agente causal, hospedeiro e meio ambiente.

Características Epidemiológicas
A título de exemplo pode-se citar a associação entre o hábito de fumar e o câncer de pulmão, leucemias e exposição aos raios-X ou ao benzeno, mortalidade infantil e classes sociais, AIDS e hábitos sexuais, entre outras.

Epidemiologia Descritiva: Variáveis ligadas ao tempo, pessoa e lugar. A TRIADE BÁSICA DA EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA.

Os principais agentes infecciosos são os vírus, bactérias, protozoários e fungos, entretanto, outros organismos como os helmintos, também podem ser assim denominados, não sendo essa, portanto, uma definição que engloba apenas micro-organismos.

Alguns exemplos de tríades são: C (Dó maior), Em (Mi menor), Ab (Lá bemol maior), C#m (Dó sustenido menor) e todos aqueles acordes que não possuem número e nem bolinhas na cifra (com exceção de #5 e b5).

Existem 4 tipos de tríades: Maior, Menor, Aumentada e Diminuta. As mais usadas de forma popular são as tríades Maiores e Menores. Por exemplo, quando executamos o acorde de C (Dó Maior) usamos as notas Dó Mi e Sol. Acorde de 3 notas = tríade.

A aplicação da Tríade do Tempo, testada e aprovada por milhares de pessoas, permitirá que você realize pequenas pausas entre as tarefas, e ainda assim, consiga ser mais produtivo e se dedicar ao que é realmente importante para sua vida.

Conclusões: As medidas de freqüência, ou seja, prevalência e incidência, são fundamentais para o estudo da ocorrência das doenças. Apesar de terem qualidades diferentes estão relacionadas entre si e complementam-se neste processo descritivo.

Os vetores são organismos que podem transmitir doenças infecciosas entre os seres humanos ou de animais para humanos.

No corpo humano, os agentes patológicos mais comuns que podemos citar são vírus, bactérias, fatores genéticos e fatores emocionais.

Tipos de estudos epidemiológicos observacionais descritivos

  • 2.1. Relato de caso e Série de casos.
  • 2.2. Estudo do tipo Demográfico (ecológico)
  • 2.3. Transversal.
  • 2.4. Longitudinal.

São objetivos da epidemiologia: Conhecer a situação de saúde da comunidade. Conhecer os fatores causais determinantes do mecanismo de produção das enfermidades. Identificar os sujeitos aos riscos e as áreas prioritárias de ação.

As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.

Diferentemente da promoção da saúde, a prevenção de enfermidades tem como objetivo, a redução do risco de se adquirir uma doença específica por reduzir a probabilidade de que uma doença ou desordem afete um indivíduo (CZERESNIA, 2003).

A endemia se dá quando uma doença tem recorrência em uma região, mas sem aumentos significativos no número de casos. Ou seja, o problema se manifesta com frequência e segue um padrão relativamente estável que prevalece. Se houver alta incidência e persistência da doença, pode ainda ser chamada de hiperendêmica.