O que diz a teoria de Rutherford?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 2 de maio de 2023
4 / 5 10 votos

O modelo atômico de Rutherford dizia que o átomo seria formado por um núcleo com partículas positivas (prótons) e partículas neutras (nêutrons), além de uma eletrosfera, que seria uma região vazia onde os elétrons ficariam girando ao redor do núcleo.

Em 1911, o físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937) realizou uma experiência com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o modelo atômico até então adotado, que era o de Thomson; no qual o átomo seria uma esfera de carga elétrica positiva, não maciça, incrustada de elétrons (negativos), de modo que sua ...

Rutherford (1871-1937) foi um físico neozelandês. Em 1899, pesquisando o urânio descobriu a radiação alfa e a radiação beta. Estabeleceu as bases da teoria da radioatividade. Revolucionou a teoria atômica ao desenvolver o modelo denominado de sistema planetário, e que em linhas gerais vale até hoje.

Rutherford concluiu que o átomo possui um núcleo muito pequeno e que contém a maior parte da massa. Esse núcleo é positivo e, ao seu redor, orbitam cargas negativas (elétrons), de forma com que se equilibram as cargas.

O Primeiro Modelo cientifico foi proposto por John Dalton (1766-1844)após ele vieram outros cientistas contribuir para a mudança e aperfeiçoamento da idéia de átomo e da estrutura da Matéria são eles respectivamente, Thomson(1897), Rutherford(1911), Böhr(1913).

O físico dinamarquês Niels Henry David Bohr (1885-1962) deu continuidade ao trabalho desenvolvido com Rutherford. Ele preencheu a lacuna que existia na teoria atômica proposta por Rutherford. Por esse motivo, o átomo de Bohr pode também ser chamado de Modelo Atômico de Rutherford – Bohr.

Rutherford fez história na ciência tendo realizado pesquisas sobre o movimento das partículas dos átomos eletricamente carregados: os íons. O físico-químico também estudou as radiações emitidas pelo elemento químico rádio (Z=88) que havia sido descoberto a pouco pelo casal Marie e Pierre Curie.

O modelo atômico de Thomson consiste em uma esfera carregada positivamente e que elétrons de carga negativa ficam incrustados nessa. Este modelo de átomo, muitas vezes é chamado de modelo de "pudim de ameixas".

A primeira parte de sua teoria afirma que toda a matéria é composta por átomos, que são indivisíveis. A segunda parte da sua teoria diz que todos os átomos de um determinado elemento possuem massa e propriedades idênticas. A terceira parte diz que compostos são combinações de dois ou mais tipos diferentes de átomos.

Bohr concluiu que as equações da mecânica clássica eram incapazes de prever a estabilidade mecânica destes sistemas, e lançou dois postulados quânticos importantes: i) a existência de estados estacionários associados com a quantização do momento angular orbital do elétron e a introdução do número quântico principal, e ...

Poucas semanas após o curso de Geiger, Bohr foi a Rutherford para comunicar que preferiria trabalhar em questões teóricas, ao invés de fazer experiências. Assim, passou a estudar, teoricamente, os resultados das experiências do grupo de Rutherford sobre a passagem de partículas alfa através da matéria.

Dalton foi consagrado por ser o fundador da primeira teoria atômica moderna. A definição para átomo, dada por Dalton, nasceu de um trabalho realizado com gases. Ele chegou à conclusão de que "a pressão total de uma mistura de gases é igual à soma das pressões parciais dos gases que a constituem".

A grande maioria das partículas atravessava a lâmina de ouro, uma quantidade pequena não atravessa a folha, mas voltava, e algumas partículas alfa sofriam desvios de suas trajetórias. Isso comprovou que o modelo de Thomson estava incorreto.

Sendo assim, os principais modelos atômicos desenvolvidos para entender a natureza da matéria foram: Modelo atômico de Dalton (1803) — “Modelo bola de bilhar” Modelo atômico de Thomson (1898) — “Modelo pudim de passas” Modelo atômico de Rutherford (1911) — “Modelo nuclear”

Em 1806, na tentativa de explicar algumas leis que envolviam massas de substancias químicas, o químico inglês, John Dalton (1766 – 1844) propôs uma teoria atômica que pode ser resumida: A matéria é formada por átomos.

A conclusão que ele chegou era átomo possui um grande vazio e seria formada por outras partículas: os prótons e elétrons. O átomo seria constituídos por um núcleo carregado positivamente e uma nuvem eletrônica carregada negativamente.

Nascido no dia 7 de outubro de 1885, em Copenhaguen, o físico dinamarquês Niels Henrik David Bohr foi um dos fundadores da chamada física dos átomos (ou física atômica). Em 1913, ele propôs um modelo para o átomo de hidrogênio baseado em conceitos preliminares da teoria quântica.

O modelo atômico de Thomson foi proposto no ano de 1898 pelo físico inglês Joseph John Thomson ou, simplesmente, J.J. Thomson. Após ter diversas evidências experimentais sobre a existência do elétron, ele derrubou a teoria da indivisibilidade do átomo proposta por John Dalton.

O modelo atômico ficou conhecido como bola de bilhar, pois na época o átomo era caracterizado como uma unidade esférica, maciça e indestrutível, semelhante a uma bola de bilhar.