O que diz a teoria de Dalton?

Perguntado por: nzanette . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Dalton baseou sua teoria na lei da conservação das massas e na lei das proporções constantes. A primeira parte de sua teoria afirma que toda a matéria é composta por átomos, que são indivisíveis. A segunda parte da sua teoria diz que todos os átomos de um determinado elemento possuem massa e propriedades idênticas.

A teoria atômica de Dalton foi fundamental para o desenvolvimento do conhecimento atômico, pois serviu de base para que outros cientistas conhecessem o átomo e suas características.

John Dalton nasceu em Eaglesfield, Inglaterra, em 1766. Filho de família pobre, dedicou-se ao ensino e tornou-se professor. Seu principal trabalho foi a primeira teoria atômica.

O modelo atômico de Dalton dizia basicamente que a matéria era formada por átomos - pequenas partículas esféricas, maciças e indivisíveis. A natureza da matéria sempre foi algo que os pensadores, filósofos e cientistas tentaram explicar.

O modelo atômico de Thomson foi proposto no ano de 1898 pelo físico inglês Joseph John Thomson ou, simplesmente, J.J. Thomson. Após ter diversas evidências experimentais sobre a existência do elétron, ele derrubou a teoria da indivisibilidade do átomo proposta por John Dalton.

O modelo atômico de Rutherford dizia que o átomo seria formado por um núcleo com partículas positivas (prótons) e partículas neutras (nêutrons), além de uma eletrosfera, que seria uma região vazia onde os elétrons ficariam girando ao redor do núcleo.

A teoria de Bohr explica que os elétrons estão em órbitas específicas em torno do núcleo atômico, que é positivo, e nessas órbitas (chamadas de fundamentais) os elétrons se movimentariam sem perder energia.

Propôs a existência de um núcleo e elétrons orbitando em sua volta. O modelo atômico de Bohr, proposto em 1913 por Niels Bohr, apresenta os elétrons distribuídos em camadas ao redor de um núcleo.

Em 1806, na tentativa de explicar algumas leis que envolviam massas de substancias químicas, o químico inglês, John Dalton (1766 – 1844) propôs uma teoria atômica que pode ser resumida: A matéria é formada por átomos.

Significa aldeia do vale e indica uma pessoa que sempre se mostra muito curiosa e criativa. Para ele, nenhum obstáculo é grande demais, pois sabe que, com algum esforço, consegue resolver tudo.

Introduzida no início de 1800 por John Dalton, químico e físico inglês, a lei de Dalton se aplica aos gases ideais como uma lei empírica absoluta e não aos gases reais. A razão para isso é devido às propriedades elásticas das moléculas envolvidas na primeira, bem como ao baixo volume de partículas.

Modelo atômico de Dalton , de 1803, também chamado de “modelo bola de bilhar” Modelo atômico de Thomson , de 1898, chamado de “modelo pudim de passas” Modelo atômico de Rutherford , de 1911, o conhecido “modelo nuclear” Modelo atômico de Bohr , de 1913, que seguia um “modelo planetário”

Questionável, o modelo atômico de Dalton não previa a existência de subdivisões atômicas, como os prótons e elétrons, elementos constituintes da sua estrutura. Um outro problema é que tal modelo também não conseguiu explicar alguns fenômenos como a condução elétrica de metais e soluções salinas e a eletrólise.

No séc. VI a.C., o filósofo Tales de Mileto já havia constatado experimentalmente a existência de elétrons. Mas só em 1897 Thomson concluiu, por meio de um experimento com tubos de raios catódicos, a existência de partículas menores que o átomo e carregadas com carga elétrica negativa.

Bohr concluiu que as equações da mecânica clássica eram incapazes de prever a estabilidade mecânica destes sistemas, e lançou dois postulados quânticos importantes: i) a existência de estados estacionários associados com a quantização do momento angular orbital do elétron e a introdução do número quântico principal, e ...

O Primeiro Modelo cientifico foi proposto por John Dalton (1766-1844)após ele vieram outros cientistas contribuir para a mudança e aperfeiçoamento da idéia de átomo e da estrutura da Matéria são eles respectivamente, Thomson(1897), Rutherford(1911), Böhr(1913).

O modelo atômico ficou conhecido como bola de bilhar, pois na época o átomo era caracterizado como uma unidade esférica, maciça e indestrutível, semelhante a uma bola de bilhar.