O que diz a NBR 5410 sobre iluminação?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

A potência da iluminação deve seguir a recomendação abaixo: Ambientes com menos ou até 6m²: carga mínima de 100 VA; Ambientes com mais de 6m²: 100 VA para os primeiros 6m² mais 60 VA para cada aumento de 4m² inteiros.

Para escritórios comerciais ou locais análogos com área > 37 m2, a quantidade mínima de tomadas de uso geral deve ser calculada com base no seguinte critério: 8 pontos de tomadas para os primeiros 40 m2 e 3 pontos de tomada para cada 37 m2, ou fração, de área restante.

Para fazer o cálculo segue os seguintes critérios: Para ambientes menores ou iguais a 6m² é necessário uma potência minima de 100 VA; Já para ambientes maiores que 6m², posteriormente a cada 4m² inteiros, acrescentar 60 VA.

NBR 5410 aterramento
O aterramento é obrigatório em qualquer instalação elétrica, porque é o sistema responsável por proteger os equipamentos e evitar choques elétricos. Logo, a norma NBR 5410 exige que um condutor-terra seja instalado em cada um dos circuitos elétricos e que o aterramento seja do tipo TT.

A NBR 5410 é uma norma de segurança determinada pela ABNT que tem como objetivo orientar as instalações elétricas de baixa tensão (até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua). Ela funciona como uma guia para os profissionais de elétrica e é usada em instalações prediais, públicas, comerciais, etc.

Para regulamentação da iluminação no ambiente de trabalho, temos a norma NBR ISO 8995, que irá tratar especificamente de iluminação interna em ambientes onde há o desenvolvimento de uma atividade laboral.

A NBR ISO 8995-1 determina os requisitos mínimos para iluminação em locais de trabalho internos e visa a aumentar a eficiência no ambiente corporativo.

De acordo com NBR 5410, com relação às instalações elétricas de baixa tensão, é recomendável separar os circuitos de iluminação e de força em todos os tipos de edificações e aplicações.

A carga de iluminação é feita em função da área do cômodo da residência. para área igual ou inferior a 6 m² atribuir um mínimo de 100 VA para área superior a 6 m² atribuir um mínimo de 100 VA para os primeiros 6m², acrescido de 60 VA para cada aumento de 4 m² inteiros.

Quantas lâmpadas posso ligar em um circuito simples nesse condutor? 15 A / 0,45 A = 33 lâmpadas. Portanto se ligarmos mais do que 33 lâmpadas estaremos sobrecarregando o condutor.

1. Capacidade de condução de corrente; 2. Seção mínima; 3. Queda de tensão; 4.

Tabela de luminância recomendada
Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral. Então em uma sala de jantar de 5 metros por 4 metros, isto é, com 20 metros quadrados de área, serão necessários de 2000 (100lm x 20m2) a 4000 (200lm x 20m2) lúmens.

Calcule a quantidade de pontos de luz ideal para cada cômodo
Para calcular a quantidade de ponto de luz em cada ambiente, multiplique por 16 as dimensões do cômodo. Por exemplo: um quarto de 3 metros de largura por 3,5 metros de comprimento terá 10,5 metros quadrados, que serão multiplicados por 16.

A NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) não estabelece um número específico de circuitos que uma instalação elétrica deve ter, mas orienta que sejam criados tantos circuitos quanto forem necessários para que a instalação funcione corretamente e com segurança ...

Diante desse contexto, o quadro de distribuição não pode ser instalado em ambientes que podem ser fechados, como quartos e banheiros. Além disso, é importante seguir alguns requisitos na hora de escolher o melhor local para montar um quadro de distribuição.

Para as indústrias, existem três normas que são fundamentais para garantir a segurança e reduzir os riscos de acidentes elétricos: as normas regulamentadoras NR-10 e NR-12 e a norma brasileira NBR-5410. Quando se trabalha com energia elétrica é fundamental que todas as medidas de segurança sejam colocadas em prática.