O que diz a NBR 15465?

Perguntado por: afigueiredo7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

“De acordo com a ABNT NBR 15465:2008 – Sistemas de eletrodutos plásticos para instalações elétricas de baixa tensão – Requisitos de desempenho –, os conduítes podem ser fabricados a partir de qualquer matéria-prima de natureza plástica, desde que atendam os requisitos mínimos de desempenho.

A NBR 5410 fixa o espaço máximo do eletroduto que pode ser ocupado: 53% no caso de um condutor; 31% no caso de dois condutores; 40% no caso de três ou mais condutores.

NBR-13570 – INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM LOCAIS DE AFLUÊNCIAS DE PÚBLICO – REQUISITOS ESPECÍFICOS. Com o propósito de garantir a integridade do público, a NBR-13570 traz regras que impedem qualquer possibilidade de incêndio ou choques elétricos em lugares que apresentem uma grande movimentação diária de pessoas.

A última versão da norma é de 2004, com uma retificação em 2008, ou seja, de lá pra cá passaram-se DOZE anos [no mínimo]. Quem vivencia projetos elétricos prediais entende as dificuldades de adequar a norma à realidade dos projetos de 2020.

Memorial de cálculo

  • Cálculos das previsões de cargas;
  • Determinação da provável demanda;
  • Dimensionamento de condutores;
  • Dimensionamento de eletrodutos;
  • Dimensionamento dos dispositivos de proteção.

NBR 5410. A NBR 5410 é a norma mãe das instalações elétricas de baixa tensão e deve ser conhecida por todos eletricistas. Seguir a norma, além de trazer segurança e facilitar o trabalho de quem eventualmente faça alguma manutenção na rede, ainda mostra ao cliente mais profissionalismo, deixando-o mais confiante.

Tabela de Ocupação Máxima de Cabos em Eletrodutos

Tabela de Ocupação Máxima de Cabos em Eletrodutos
Diâmetro do Tubo1/2"3/4"
mm1520
Quantidade de cabos46
Quantidade de cabos24

O Eletroduto Flexível Corrugado é considerado o tipo mais popular e usado na maior parte das instalações. Normalmente fabricado em PVC, é a solução ideal para instalações elétricas que possuem trajetos sinuosos, exigindo alta flexibilidade do eletroduto, sem perder a qualidade e resistência.

A NBR-5410 é a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua. Esta norma é aplicada principalmente em instalações prediais, públicas, comerciais, etc.

A NBR 5410 atualizada não se aplica a instalações de iluminação pública. Nesses casos, a instalação tem a voltagem maior que o atendido pela norma.

A Norma NBR 5580 estabelece os requisitos exigíveis para fabricação e fornecimento de tubos de aço carbono com ou sem solda longitudinal, ou seja, tubos com ou sem costura; com ou sem revestimento protetor de zinco, para condução de água, gás, vapor e outros fluidos não corrosivos.

A Norma NBR 12235 da Associação Brasileira Normas Técnicas – ABNT define que armazenamento de resíduos é a contenção temporária em área autorizada pelo órgão de controle ambiental, até a reciclagem, recuperação, tratamento ou disposição final, com o objetivo de atender a uma série de condições de segurança.

A NBR 11742 é a Norma que especifica os requisitos exigíveis para a porta corta fogo em saídas de emergências do tipo de abrir, com eixo vertical.

Deve-se dar preferência ao sistema TN-S porque, na operação normal do sistema, todo o condutor PE está sempre praticamente no mesmo potencial do aterramento da fonte, ou seja, com tensão zero ou quase zero em toda sua extensão.

NBR-14039: Essa norma trata das instalações elétricas em média tensão (Entre 1000V e 34.600V em tensão alternada). É muito similar a NBR-5410, porém dita regras mais rígidas e regulamenta projetos elétricos maiores, como indústrias.

Conforme a NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão, não se define um prazo padrão para que a manutenção preventiva seja feita. Normalmente se orienta que a manutenção preventiva seja feita pelo menos uma vez por ano, porém em determinados casos pode ser necessária a cada 6 meses.

Continuar lendo O que diz Gênesis 224?