O que diz a NBR 13714?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Esta Norma fixa as condições mínimas exigíveis para dimensionamento, instalação, manutenção, aceitação e manuseio, bem como as características, dos componentes de sistemas de hidrantes e de mangotinhos para uso exclusivo de com- bate a incêndio.

NR-23

A NR-23 é uma norma regulamentadora que dispõe informações e orientações acerca da proteção e combate a incêndios. Apesar disso, a norma não traz necessariamente medidas de prevenção que possam impedir a causa de um incêndio.

NBR 12779

De acordo com a Norma ABNT NBR 12779, toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada a cada 6 meses e ser submetida a ensaio hidrostático / manutenção a cada 12 meses. Esses serviços requerem condições e equipamentos adequados e deverão ser realizados por empresa capacitada.

ABNT NBR 13434-1 - Sinalização de segurança contra incêndio e pânico – Parte 1: Princípios de projeto. ABNT NBR 13434-2 – Sinalização de segurança contra incêndio e pânico – Parte 2: Símbolos e suas formas, dimensões e cores.

Em quais casos o uso do hidrante é obrigatório? Para as edificações com área construída superior a 750 m² e/ou que tenham uma altura superior a 12 metros é obrigatório o uso de hidrantes.

Conheça os tipos de hidrantes

  • Hidrante de solo ou urbano. ...
  • Hidrante Industrial. ...
  • Hidrante de parede (residencial ou comercial) ...
  • Hidrante de Recalque.

Porém, como resta esclarecido, a instalação e manutenção de hidrantes é responsabilidade da Sabesp, e a empresa já responde à demanda do Ministério Público Estadual para cumprir essa atribuição.

5.6.7 O abrigo de hidrante do interior das edificações deve ser disposto a no máximo 2,00 m de distância do ponto de tomada de água. 5.6.8 Cada abrigo deve dispor de, no máximo, 30 m de mangueiras, chave para engate rápido e esguicho.

6 principais regras da NR 23

  • Identificação e classificação dos riscos de incêndio;
  • Sistemas de detecção e alarme;
  • Extintores e equipamentos de combate a incêndios;
  • Rotas de evacuação;
  • Treinamento de pessoas;
  • Plano de emergência.

“1) São competentes para assinar projetos de incêndio em ambientes residenciais, comerciais e industriais os seguintes profissionais registrados no Crea: Engenheiros Civis; Engenheiros Mecânicos; Engenheiros de Segurança do Trabalho.

As normas de segurança determinam ainda que devem ser realizadas manutenções mensais e semestrais nos equipamentos e acessórios, assim como a limpeza dos locais que possam acumular resíduos e prejudicar o funcionamento de dobradiças, fechaduras e trincos, impedindo a saída das pessoas do local.

Conheça os tipos de mangueiras de incêndio

  • Mangueiras de incêndio tipo 1 (Modelo Prednyl) ...
  • Mangueiras tipo 2 (Modelo Petronyl 700) ...
  • Mangueira de tipo 3 (Modelo Doublenyl) ...
  • Mangueira de tipo 4 (Modelo Petrobor) ...
  • Mangueira de tipo 5 (Modelo Rubbernyl)

As mangueiras de incêndio não possuem uma data de validade para seu uso, desde que sejam realizados os ensaios hidrostáticos a cada 12 meses ou posteriormente ao seu uso em um combate à incêndio.

No caso das mangueiras do tipo 1, são mais indicadas para o uso em edifícios de ocupação residencial. Já a mangueira do tipo 2, tem seu uso mais propício para o Corpo de Bombeiros e para edifícios comerciais e industriais.

A NBR 11742 é a Norma que especifica os requisitos exigíveis para a porta corta fogo em saídas de emergências do tipo de abrir, com eixo vertical.

A NBR 7195 fixa as cores que precisam ser utilizadas para a prevenção de acidentes, ela estipula quais as cores devem ser empregadas para identificar e também advertir contra riscos.

NBR-13570 – INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EM LOCAIS DE AFLUÊNCIAS DE PÚBLICO – REQUISITOS ESPECÍFICOS. Com o propósito de garantir a integridade do público, a NBR-13570 traz regras que impedem qualquer possibilidade de incêndio ou choques elétricos em lugares que apresentem uma grande movimentação diária de pessoas.

Ao optarmos por uma rede privada interna ao edifício com reservação, nos resta escolher entre um reservatório inferior ou superior. Optamos por ter um reservatório superior com alimentação por gravidade. Utilizaremos, nesse projeto, o risco tipo A (mínimo). Serão coplocados 12 hidrantes, sendo 1 por pavimento.

Continuar lendo O que diz a NBR 15465?